CDL preto logo e1701386661810Enquanto muitos brasileiros mudam de país para buscar melhores oportunidades de trabalho e vida, todos os dias milhares de pessoas são obrigadas a deixar para trás suas pátrias, caminhando aflitos rumo ao desconhecido. Esse tem sido o drama dos refugiados, que atualmente se tornou uma das maiores crises humanitárias desde a segunda guerra mundial.

Segundo um levantamento feito pela agência da ONU-Organização das Nações Unidas, no ano de 2015 foram 65,3 milhões de refugiados obrigados a deixar seu país de origem devido a guerras e perseguições.

Foi assistindo uma reportagem na TV sobre o drama dessas pessoas em situação total de vulnerabilidade, que a professora de música e cantora lírica Kethelin Cocchi teve uma ideia, compor uma música falando dessa questão tão séria e ainda revertendo a renda aos refugiados no Brasil, propondo uma reflexão, e se isso acontecesse conosco? Mostrando que esse fato poderia acontecer com qualquer pessoa.

Logo conversou com seus parceiros musicais do grupo Chaves da Luz, que desde 2009 tem conquistado a admiração do público com seu estilo “Rock Progressivo Sinfônico”, com letras que falam sobre amor, força interior e espiritualidade. Juntos Kethelin Cocchi vocalista do grupo, Felipe Rico, segunda voz e Márcio Paul Kishimoto, violão compuseram a canção Left Behind-Deixados para Trás. Adequada ao tema, a música ainda foi utilizada como trilha no curta-metragem de mesmo nome produzido e dirigido por Felipe Rico na época que aborda a história de três irmãos que buscam sobreviver em um mundo completamente devastado.

Com a música pronta, o segundo passo seria buscar uma forma dessa ajuda chegar, então firmaram uma parceria com a ADUS- Instituto de Reintegração do Refugiado, que disponibiliza aulas de português, cursos de qualificação profissional, auxilia na inserção no mercado laboral, promove ações culturais e elabora campanhas de conscientização.

A partir de julho de 2016 a música foi disponibilizada nas principais plataformas digitais de música como: Google play, ITunes, Spotify, Amazon, entre outras, com o valor da venda revertido. “Acreditamos que cada um de nós pode fazer a sua parte por um mundo melhor, precisávamos contribuir de alguma forma com essa causa tão triste, e decidimos fazê-lo utilizando nossa arte”, diz Kethelin Cocchi, vocalista do Chaves da Luz.

Para conhecer o trabalho do grupo e assistir o clipe da música Left Behind no canal do youtube, clique aqui.

Facebook Comments