young woman 2171052 1280As hospitalizações por FLU aumentaram quase 30% na última semana de novembro já que a propagação de doenças respiratórias continua alta na maior parte dos Estados Unidos. Mais de 11.200 pessoas foram hospitalizadas por causa do Flu, enquanto 8.700 pacientes foram internados na semana anterior, segundo dados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos americano.

A onda de Flu atingiu de forma incomum e de maneira forte a partir do início do mês de novembro e se agravando com o decorrer dos dias, pressionando as salas de emergência de hospitais e clínicas em todo o país. Geralmente, uma onda de Flu se intensifica a partir do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving nos EUA), mas as hospitalizações esse ano foram além do que pode ser considerado “normal”.

Cientistas e especialistas em saúde pública nos Estados Unidos estão preocupados que as hospitalizações por Flu aumentem ainda mais depois que milhões de pessoas viajaram para ver familiares e amigos no Dia de Ação de Graças. O Natal também está a apenas algumas semanas, dando ao Flu outra oportunidade de se espalhar amplamente.

Cerca de 11 pessoas em cada 100.000 foram hospitalizadas com Flu desde o início de outubro, no nível mais alto em uma década. Mais de 6,2 milhões de pessoas adoeceram, mais de 53.000 foram hospitalizadas e quase 3 mil pessoas faleceram nesta temporada, de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Segundo as autoridades de saúde, o Flu está atingindo mais forte esse ano porque a imunidade da população provavelmente está em seu nível mais baixo da história recente. O Flu basicamente não circulou por dois anos devido às medidas de mascaramento e distanciamento social implementadas durante a Covid-19. Como resultado, grandes faixas da população não obtiveram um aumento de imunidade contra infecções, portanto, podem estar mais vulneráveis ​​este ano do que em anos anteriores.