Por Sonia Imenes
Em poucas palavras, poderíamos dizer que a dança é um alimento para a alma e um alento para o espírito. Danças traz a verdadeira alegria de reconhecer e expressar, simples e diretamente, os anseios da alma.
Homens, mulheres, crianças e idosos que praticam a dança clássica, moderna ou contemporânea, e tantas outras versões da dança tradicional, descrevem-na como uma viagem: pode ensinar a percepção e o refinamento dos sentidos, adentrar nas paisagens coloridas das emoções, encontrar o seu ritmo na respiração e, da integridade dos gestos, fazer nascer uma verdadeira fonte de inspiração e renovação.
A dança, originalmente, já esteve ligada às necessidades vitais do homem e da coletividade, cumprindo a função transcendente de alimentar-lhes o espírito. Dança e ritual: renovação. O homem pré-histórico deu seus primeiros passos de dança em volta da fogueira, descobrindo uma forma alegre de celebrar.
Já o homem ocidental contemporâneo, mergulhado no cotidiano e alienado às suas necessidades anímicas, priva-se cada vez mais de exercer sua criatividade, sua expressão autêntica. Ao tentar ajustar-se à vida social, ao padrão cultural dominante, o indivíduo abandona muitos de seus anseios pessoais.
A dança é uma arte utilizada para celebração em muitas sociedades e culturas. É também uma forma natural de cura para a depressão. Os entusiastas da dança afirmam que corpo e mente se curam de quaisquer males quando se dança, e que é impossível ficar com raiva, triste ou exaltado enquanto se está dançando salsa ou samba!
Poeticamente, a vida é uma dança, já que toda a natureza se origina de um movimento, um ritmo, uma contínua transformação, num eterno fluir. Realisticamente, a dança é uma fonte de vitalidade, de energia, em força e movimento, uma expressão da capacidade criativa, da consciência.
Pode-se aprender a dançar-viver em harmonia nessa vida-dança-cósmica. Dance merengue, dance cha-cha-cha, dance tango, dance samba ou mesmo música eletrônica, e dance espontaneamente com a natureza. Mas dance sempre!
* Sônia Imenes é atriz-dançarina, terapeuta corporal e praticante de kempo. Vive em São Paulo, Brasil.