Uma jovem brasileira, negra, e violonista de 23 anos, natural de Cerquilho (SP), enquanto aguarda sua viagem para os Estados Unidos – para fazer o seu mestrado -, foi destaque de uma das séries do especial Forbes Under 30, como uma das jovens de até 30 anos que tiveram em 2020 maior relevância. A revista americana deu espaço à Gabriela Leite, que é formada em violão clássico, pelo Conservatório de Música de Tatuí, uma cidade do interior de São Paulo.
O Conservatório é um dos mais conceituados do Brasil e oferece cursos gratuitos para a população. A brasileira também foi aluna do Projeto Guri, que fornece aulas de musicalização infantil para jovens do Estado de São Paulo. Graças ao apoio de projetos como esse, a jovem conseguiu se formar como bacharel em música da UNESP e realiza o sonho de cursar mestrado em violão clássico na Manhattan School of Music, em Nova York, com uma bolsa de estudos integral.
Ela comenta que não esperava que a música pudesse levá-la tão longe. “O Projeto Guri, por exemplo, foi muito importante pois foi onde eu aprendi os fundamentos do violão, como se sentar na postura correta, a leitura de partituras, além de algumas técnicas básicas. Com este apoio, entrei no Conservatório de Tatuí aos 18 anos e, após me graduar no Instituto de Artes da Unesp comecei meu processo para o mestrado”, conta a musicista.
Gabriele já se apresentou em vários festivais nacionais e internacionais, como o Festival Internacional de Campos do Jordão (SP) e o Festival de Música de Ourinhos (SP). E participou de “master classes” (aulas especiais) com nomes renomados da música clássica, como David Russel, Sharon Isbin e Franz Halasz. Além disso, em 2018, ela ficou em 1º lugar no Concurso Nacional de Violão Souza Lima – realizado por outro importante conservatório brasileiro.
A conquista da bolsa para o mestrado em Nova York teve alguns contratempos, por conta da pandemia de Covid-19. Gabriele começou as aulas diretamente do Brasil, através do sistema remoto. Mas a distância e as condições não diminuíram o seu entusiasmo. “Está sendo uma experiência enriquecedora e de grande troca cultural. Para ter noção, só nesses primeiros meses de aula eu já realizei dois sonhos: de fazer Master Class com duas das melhores referências do violão: o violonista cubano Manuel Barrueco e o espanhol Pepe Romero”, diz Gabriele.
Todo este destaque rompeu as barreiras artísticas e foi parar aos olhos do mercado. Em 2020, a indicação para a lista Under 30, da Forbes, que seleciona jovens do mundo inteiro que se destacam de maneira positiva antes dos 30 anos aconteceu na primeira edição de 2021. Mais precisamente na que ficou disponível no dia 29 de dezembro de 2020. De acordo com a publicação, são levados em consideração critérios como faturamento, criatividade, ineditismo, benefícios sociais reais e projetados, número de pessoas impactadas e o potencial de transformação no setor em que está inserido. Dois outros brasileiros que apareceram na lista Under 30 foi o YouTuber Felipe Neto e a Deputada Federal Tabata Amaral (PDT).
Facebook Comments