O Conselho Municipal da Cidade de Los Angeles recentemente declarou 31 de outubro – isso mesmo, coincidindo com o Halloween – como o “Dia do Letreiro de Hollywood”. A data foi escolhida para celebrar o centenário deste marco icônico. O Letreiro de Hollywood é uma das três principais atrações turísticas da Cidade de Los Angeles, além de ser um símbolo global da indústria do entretenimento.
O marco mais famoso da cidade nasceu como uma espécie de outdoor glorificado para um desenvolvimento habitacional exclusivo. Nos anos anteriores ao nascimento do letreiro, Los Angeles pouco se assemelhava à megalópole expansiva de hoje. Mas 1923 foi um ano de “boom”. Foi um período de construção frenética na cidade, e um de seus novos desenvolvimentos habitacionais mais chamativos era conhecido como “Hollywoodland”.
Essa estreia precisava de um letreiro. E precisava ser grande.
A verdadeira origem do letreiro está perdida na história, mas uma história popular a relaciona à então (e ainda) crescente cultura automobilística de L.A. Harry Chandler, financiador de Hollywoodland e editor de jornal, sabia o valor do bom marketing, e ele supostamente encomendou um letreiro tão grande que pudesse ser visto ao dirigir pela Wilshire Boulevard, como uma manchete gigante sobre uma história ainda a ser escrita.
Chandler teve o que desejava. Usando chapas de metal e postes telefônicos transportados por mulas para o que agora é conhecido como Monte Lee, no Griffith Park de L.A., os trabalhadores construíram o letreiro em dois meses. Com 13 letras altas, o letreiro “Hollywoodland” era considerado o maior do mundo. E quase 4 mil lâmpadas piscantes depois, ele foi aceso pela primeira vez em 8 de dezembro de 1923.
Rapidamente, assumiu o papel de um grande letreiro luminoso para uma cidade que estava constantemente anunciando suas próprias estreias de cinema. Destinado a durar apenas 18 meses, o Letreiro de Hollywood acaba de completar 100 anos!
De letreiro a símbolo
Ao longo do tempo, o Letreiro participou de filmes premiados, programas de TV e videoclipes, além de mobilizar astros do cinema, estrelas do rock, diretores, produtores e filantropos para ajudar a mantê-lo intacto. Um dos exemplos foi em 1978, quando famosos como Hugh Hefner, Andy Williams, Alice Cooper, Gene Autry e outros doadores comprometeram-se a ajudar a Câmara de Comércio de Hollywood a reconstruir o famoso monumento. O Hollywood Sign Trust também foi formado em 1978 para preservar e manter o Letreiro, sendo a fonte oficial de notícias e informações sobre o mesmo.
As letras brancas marcantes de 45 pés (cerca de 14 metros) com o nome HOLLYWOOD permanecem como o símbolo mais potente da fábrica de sonhos da América, um farol para todos que vêm a Los Angeles em busca de fama e fortuna. Em um lugar repleto de estrelas, o Letreiro é o assunto mais fotografado da cidade, sua imagem destilando toda a magia da produção cinematográfica em uma única vista.
Ao longo dos anos, visitantes e moradores expressaram grande interesse em uma experiência mais próxima, onde pudessem aprender mais sobre as raízes do Letreiro de Hollywood, suas histórias lendárias e as esperanças e sonhos épicos que o Letreiro continua a inspirar.
Em janeiro de 2023, primeiro mês do centenário, o Hollywood Sign Trust anunciou que arrecadará fundos para construir um centro de visitantes com patrocínios estratégicos e oportunidades de associação que beneficiarão a comunidade e a indústria do entretenimento.
“O letreiro de Hollywood é importante para toda a conjuntura de Los Angeles. É o símbolo de Los Angeles, é o símbolo da Califórnia, é o símbolo da América. É a nossa Estátua da Liberdade”, disse Jeff Zarrinnam, presidente do Hollywood Sign Trust, que mantém o letreiro.
O Letreiro de Hollywood tornou-se um farol simbólico da fábrica de sonhos americana. É um testemunho duradouro da magia do cinema e um símbolo poderoso que continua a inspirar, marcando sua posição como um verdadeiro ícone da cultura e da história de Los Angeles.