Por Lindenberg Junior

BR Day LA_2012_Brasilidade Guri 2O mês de Setembro se tornou um mês bem movimentado para os Brasileiros que vivem fora do Brasil já que a partir do Brazilian Day NY – criado há mais de 25 anos atrás, outros “Brazilian Days” se espalharam pelos EUA e pelo mundo. Anualmente milhares de brasileiros retiram do armário a sua camisa da seleção brasileira ou sua camisa verde, amarela ou azul, pintam seus rostos, expõem a bandeira do Brasil com orgulho e acompanham “ao vivo” as celebrações pelo dia da independência seja em Nova York, San Diego ou Los Angeles.

Em Los Angeles o evento aconteceu por seis anos consecutivos e a partir de 2007 no “La Brea Tar Pits”, no parque que pertence ao museu de arte contemporânea da cidade, e a partir de uma iniciativa da ex-consul geral do Brasil em L.A, a embaixadora Thereza Quintella. O evento nos seus primeiros quatro anos foi organizado pelo Consulado Geral Brasileiro de L.A, e em 2011 passou a ser organizado pelo Sambalá Samba School, uma organização sem fins lucrativos e que tinha o americano David Hillster e a brasileira Doris Hillster à frente, mas com a supervisão do respectivo Consulado Brasileiro.

BR Day LA_2012_Salve Brazil 2Com as dificuldades que o governo brasileiro encontrou nos últimos anos e o corte de verba para muitos ministérios, inclusive o das Relações Exteriores e o da Cultura, o “Brazilian Day in L.A” que tinha um incentivo monetário do Consulado Geral do Brasil em Los Angeles, teve que ser adiado por um ano respectivamente, de 2014.

A volta do incentivo ainda não existe, mas esse ano, um grupo de brasileiros liderado pela empresária Valeria Ruggieri, e que inclui o jornalista Lindenberg Junior; o artista plástico Bakari; os empresários Silvio Correia, Doug Howarth, Manolo da Silva e George Moussali; os músicos Flavio Ribeiro, Reni Flores, Rodney De Assis, Mario Pallais, Alex Lexa e Gio Castilhos; as coreografas e/ou dançarinas Ana Laidley,Ana Massete, Gisella Ferreira, Diane Brazil e Joany Macias; e pessoas como Ilma Wright e Luciene Peck entre outras, se juntaram para unir forças e tentar viabilizar a realização de um Mini “Brazilian Day in L.A” nas áreas interna e externa do Restaurante Samba em Redondo Beach.

O “Brazilian Day in L.A” de 2015 acontecerá no Domingo, dia 11 de Outubro, das 12pm as 6pm, será grátis e de livre acesso para toda a comunidade brasileira. Na parte de dentro do Samba Restaurante você poderá desfrutar da música de várias bandas brasileiras, da apresentação de sambistas e capoeiristas, de uma boa feijoada a preço especial e de drinks como a nossa caipirinha. Na parte externa, frente e fundos, você poderá ter acesso a algumas barracas de artes, produtos, serviços como a do Consulado Brasileiro, doces e salgados, e inclusive food trucks.

O evento é para toda família e o acesso ao samba não se restringe às crianças. Este ano terá, inclusive, uma “kids zone” com pula pula e diversão para a criançada. Este evento é da comunidade para a comunidade. É uma oportunidade de amenizar a saudade junto à alegria, é exibir o orgulho de ser brasileiro e desfrutar das comidas e bebidas típicas do nosso país.

E o mais importante, o “Brazilian Day in L.A” tenta proporcionar a você, residente de L.A, viver a sensação de pertencer a uma grande família: a comunidade brasileira de Los Angeles. A produção e o conselho de cidadãos que foi formado para levar adiante esse projeto, junto com o apoio do Consulado Geral do Brasil em Los Angeles, aguarda com carinho a sua participação e o seu apoio, e também, suas sugestões para a festa em 2015 e o grande festival por vir a partir de 2016.

Facebook Comments