Essa artista brasileira multifacetada percorreu uma jornada cheia de desafios e conquistas que a levaram até Los Angeles, na Califórnia. A história de Lua de Morais é um testemunho de paixão pela arte, resiliência e a busca incessante por oportunidades que só um país como os Estados Unidos poderia proporcionar.
Lua nasceu em Brasília, mas sua infância foi marcada por mudanças constantes. É filha de pais brasileiros, sendo o pai o grande escritor e poeta Menezes y Morais. Contudo, sua mãe se divorciou ainda quando ela era muito pequena e se casou novamente com um argentino. Durante a infância, ela e a família viveram na Argentina e também no Peru. E por longos 19 anos no Chile antes de desembarcar em L.A em 2018.
“Minha família viajava muito. Sempre tive escola em casa e, por esse motivo, nunca consegui”‘construir” algo em um lugar por muito tempo. O lado positivo foi que conheci muitas culturas e pessoas, que penso ser o que mais enriquece minha arte”, conta.
Desde os dois anos de idade, Lua já demonstrava talento para a música. Seu padrasto, um músico argentino, influenciou profundamente sua inclinação artística. “Ele me deu muita música sempre e [desde então] tenho um amor por ela quase tão grande quanto o amor que sinto pela vida”, pondera. No entanto, a morte dele, quando ela tinha apenas 12 anos, foi um evento marcante em sua vida. Essa tragédia fez com que sua mãe ficasse viúva com sete filhos, e Lua, sendo a filha mais velha, teve que amadurecer rapidamente.
Já mais velha, Lua chegou a trabalhar em 3 ou 4 lugares diferentes, cantando, como atriz de dublagem e dando aulas de inglês. Ela conta que a música veio tão naturalmente na sua vida como o ar que respira, e seu passado a fez querer ser atriz, então decidiu dar mais um passo e também estudar teatro. Nessa época ela já tinha passado dos 30 anos, tinha se casado e separado e já tinha dois filhos. Foram momentos de amadurecimento e novos desafios.
A primeira vez que Lua de Morais esteve nos EUA foi no ano de 2013, quando veio ao país para realizar um curso de teatro em Nova Iorque. “Foi quando eu soube que provavelmente amaria morar aqui. Fiquei muito surpresa como ninguém olhava para mim com pena quando eu dizia ser artista e respondendo a simples pergunta: “O que você faz?”.
Essa experiência em NYC fez Lua se sentir feliz e muito orgulhosa por ser artista. “Eu era uma simples cantora sul americana que estudava teatro, mas o momento foi marcante e de empoderamento”, nos relata a brasiliense, nostálgica. “Em Santiago, no Chile, onde vivi por 19 anos, as pessoas te olham como coitadinha quando você diz ser artista”, complementa Lua. Em 2018 eu decidi emigrar de vez para os Estados Unidos. “Eu tinha uma irmã que já morava aqui em L.A o que me ajudou muito. Vim visitá-la e, aos poucos, fui vendo se Los Angeles era para mim ou não. Com o tempo, tudo foi se ajeitando naturalmente. Acabei ficando e começando uma vida do zero”, relata a artista.
A cidade, por sua vez, a recebeu de braços abertos. “Eu senti que eu poderia ter sucesso como artista, seja cantando ou atuando, e as coisas foram acontecendo”. Ela ainda diz que sentiu que L.A seria um lugar de novos desafios, mas também de boas oportunidades para crescer e evoluir. Desde sua mudança para os Estados Unidos, contudo, a separação de seus dois filhos, que ainda vivem em Santiago, tem sido outro grande desafio que ela enfrenta.
Mais recentemente, Lua lançou seu projeto infantil educacional “Playbug”, que ensina idiomas por meio de músicas e histórias por vídeos no Youtube. “Esse projeto foi pensado originalmente nas crianças da América do Sul com menos oportunidades para aprender inglês, algo que me foi entregue a vida inteira. Eu falo 3 idiomas com tanta naturalidade por que eles foram parte da minha vida desde que eu era um bebe”, explica a brasileira-chilena.
Atualmente, Lua de Morais tem um show intitulado “Brazilian Night” com alguns músicos brasileiros de Los Angeles e trabalha no lançamento e divulgação de seu décimo álbum como compositora, o EP “Big Blue Sky”, que tem a participação do produtor brasileiro Jonathan Maia e de seus filhos. O primeiro single do EP foi lançado dia 19 de julho de 2024 e o EP completo previsto para 2024. As músicas desse seu novo álbum foram escritas ao longo de seus seis anos nos Estados Unidos, refletem amor e auto aceitação, e representam um sonho realizado desde sua chegada a Terra do Tio Sam – @luademorais