Aproximadamente 252 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 até a sexta-feira (07/05) foram aplicadas nos Estados Unidos e outras quase 200 milhões doses foram distribuídas no país, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do país (CDC).
Até o dia 30/04 ao menos 100 milhões de norte-americanos já tinham sido vacinados com as duas doses dos imunizantes, o que corresponde a quase 30% da população do país.
O sucesso é tanto que alguns locais começam a se preparar para a volta da normalidade. A cidade de Nova York, por exemplo, considerada epicentro da pandemia nos primeiros meses de 2020, anunciou uma reabertura total prevista para julho.
Fazendo um retrospecto dos casos confirmados de Covid-19 nos EUA em um ano:
Na primeira semana de abril de 2020, a média de casos confirmados por dia foi de 27 mil. Já na ultima semana de julho o país atingiu o pico de 70 mil casos antes de os números começarem a baixar em agosto. Na segunda semana desse mês, e em pleno verão, a média diária baixou para 27 mil, até voltar a subir de novo, progressivamente, até a última semana de novembro durante o thanksgiving, chegando à média de 180 mil casos confirmados.
Houve uma oscilação até a segunda semana de janeiro e, neste mês, o país teve incríveis e tristes 300 mil casos confirmados. A partir do dia 9 de janeiro, os números voltaram a baixar e, na última semana de março, a média ficou no mesmo patamar da terceira semana de julho: em torno de 60 mil casos diários. Ou seja, mesmo com os avanços na vacinação, o número médio de casos confirmados por dia ainda é alto e o teste de covid-19 continua sendo essencial.
Facebook Comments