O californiano Joseph Le Page, formado em antropologia e com mestrado em Educação, realizou um sonho em sua busca espiritual. Depois de vários anos de estudos e pesquisas, inclusive no notável Centro de Yoga Kripalu, criou junto com sua esposa Lilian o Centro de Yoga Montanha Encantada em Garopaba, litoral de Santa Catarina. O Centro serve como base para a escola de Yoga Integrativa, que vem se desenvolvendo há mais de uma década.
O enfoque de Yoga Integrativa é oferecer o Yoga como veículo de integração em todos os aspectos do ser humano (físico , mental, emocional, energético e espiritual). Consiste na apresentação , de forma mais acessível , clara e não dogmática , do conhecimento e prática de Yoga, abraçando todos os tipos de Yoga, com o objetivo de servir como um instrumento de bem-estar integral do ser, de autoconhecimento, desenvolvendo a habilidade de viver plenamente inserido no mundo.
Soul Brasil – Por que você resolveu praticar yoga ? Há quanto tempo ?
Sou de uma geração que vivenciou o Yoga na época em que a atmosfera do planeta respirava novas alternativas para a realização pessoal. O meu estado, Califórnia , nos anos 70, tornou-se o berço das mudanças do modelo de comportamento social com o propósito de autoconhecimento. Com isso, passamos a conhecer a filosofia oriental, a psicologia humanista e a experimentar diferentes formas de busca espiritual. Dentro deste contexto, precisamente em 72, fui apresentado ao Yoga, como um estilo de viver.
Soul Brasil – Defina o que seja Yoga para você.
Yoga é um caminho para entender o sentido de vida do ser humano. Podemos dizer que o Yoga está sustentado por quatro pilares. Em primeiro lugar, o Yoga pode ser entendido como uma visão de vida; em segundo, como o próprio caminho espiritual para alcançar esta visão ; em terceiro, como o conjunto de técnicas e ferramentas específicas para apoiar a jornada espiritual; finalmente, como o quarto pilar, o Yoga visto como a própria experiência de liberdade, seu objetivo maior. Todos estes pilares em conjunto agem, simultaneamente, para o entendimento de quem sou eu.
Soul Brasil – Qual a importância dessa prática milenar em sua vida ?
O chute para entrar no caminho de descobrir quem sou eu. Foi um caminho longo. Sou uma pessoa que fui criada numa situação de vida bem confusa ; por um lado, venho de uma família disfuncional; de outro lado, tendo uma educação católica bastante rígida . Saí de casa aos 18 anos com muitos questionamentos sobre o sentido da vida e as razões para o sofrimento no mundo. Talvez, exatamente por causa disso, tenha escolhido o Budismo como primeiro enfoque filosófico de estudo. Ao mesmo tempo, busquei estudar antropologia para entender a finalidade da existência, compreender melhor a natureza humana. Viajei para a Índia pela primeira vez em 1974. Muitas pessoas naquela época escolheram um guru ou outro como solução . No meu caso, continuei viajando pelo mundo inteiro, questionando e estudando. Foi uma jornada longa com um questionamento central: quem sou eu. Posso dizer que atualmente vivo com uma paz e um entendimento mais amplos, como fruto desta jornada.
Soul Brasil – Por que escolheu morar no Brasil ?
Quando me casei com Lilian, que é brasileira, há quatro anos e meio atrás , pretendíamos morar vários anos em Santa Bárbara nos EUA, para depois encontrarmos um lugar, no Brasil, para criar raízes . Quando visitamos Garopaba, em SC, e descobrimos o local em que hoje se encontra a Montanha Encantada, sabíamos que este seria o lugar ideal para nós , e aí , decidimos nos mudar logo para cá . Garopaba é quase idêntico à Santa Bárbara em muitos sentidos. O clima é bem semelhante, com inverno temperados e alguns dias de frio. No verão , não temos, no entanto, a presença de fog , neblina, como em Santa Bárbara , graças a Deus. Em Garopaba, temos um pouco mais de chuva, o que faz nosso verde bem exuberante, o que pode ser bem apreciado no nosso Centro que está cercado por floresta de Mata Atlântica . Uma grande diferença é o custo de vida. Em Garopaba, aluga-se uma boa casa por aproximadamente $ 150.00 mensais. Mesmo assim, adoramos visitar Califórnia cerca de uma ou duas vezes ao ano, para oferecer treinamento de Yoga e surfar
Soul Brasil – Na sua opinião , qual a diferença básica entre o Yoga praticado no Brasil e nos EUA ?
A prática do Yoga, em cada país , tende a refletir seus próprios valores culturais, mesmo que muitas vezes, como aqui no Brasil, encontremos muita influência da cultura americana. O Yoga nos EUA tende a ser mais competitivo, também sendo muito usado para aliviar o estresse de seu ritmo acelerado de vida. O americano quer trabalhar para conquistar e aperfeiçoar qualquer projeto em que esteja envolvido, incluindo a prática de Yoga. Isso faz com que o americano acabe enfatizando os aspectos mais externos do Yoga, como as posturas físicas , o que, ao mesmo tempo, acaba dificultando o entendimento da essência do Yoga, contida no significado mais profundo da atitude de equilibrar o esforço com a entrega. O brasileiro, por outro lado, tem muita experiência em entrega, pois enfrenta, a cada dia, situações complexas de solução não muito fácil . A dificuldade do Brasil em se organizar se vê refletida também no âmbito do Yoga, onde as várias organizações acabam não conseguindo chegar a um acordo sobre a regulamentação da profissão de professor de Yoga.
Soul Brasil – Atualmente a prática do Yoga tem se proliferado muito no país com o apoio da mídia . Quais são os prós e os contras deste fato ?
Acredito que estamos vivendo um momento de decisão : se Yoga vira modismo ou mantém o caminho espiritual. Acho fundamental preservar o sentido real do que seja Yoga, um caminho completo de liberdade que elimina a tendência de viver para o consumismo, moda, status, fama, riqueza e todo o resto que a mídia promove como vida ideal. A mídia precisa definir o Yoga de forma verdadeira e clara para o público , nunca podendo reduzir a prática do Yoga à simples cultura física . Podemos aproveitar este momento em que se fala tanto de Yoga para informar e conscientizar o público sobre o sentido adequado dessa prática milenar indiana com o auxílio dos profissionais de Yoga.
Soul Brasil – Na sua opinião , quais os requisitos fundamentais para um profissional nessa área.
Um professor de Yoga deve ter um entendimento do Yoga em todas as suas dimensões: corporal, mental, emocional, energética e espiritual. Precisa ter uma visão global dos benefícios e contra- indicações das práticas nesses 5 níveis , que estão interrelacionados e conectados. Se o profissional trabalha somente num nível , pode estar criando uma falta de equilíbrio nos outros níveis , já que todos eles estão interligados. Quando pessoas entram no Yoga com habilidade corporal desenvolvida, como ocorre no caso de da dança e ginástica , é necessário o conhecimento e desenvolvimento de todos os outros aspectos do ser, para que realmente se possa ensinar Yoga. Às vezes, essas pessoas precisam mais tempo e mais educação para serem professores de Yoga, pois, além de aprender tudo que o Yoga é , precisam ser reeducados, porque aprenderam a ver o corpo como uma entidade física apenas, sendo que o Yoga faz justamente o contrário, utilizando o corpo como um veículo para entender que somos muito mais do que um corpo físico .
Soul Brasil – Quais os cuidados essenciais que um praticante deve ter para praticar Yoga com segurança ?
O primeiro contato com Yoga é , muitas vezes, feito através da prática dos asanas. Todas as modalidades de Yoga têm sua importância , benefícios e contra- indicações . Os trabalhos mais atléticos e velozes que trazem o conceito de corpo em movimento nas posturas é válido . Mas, o praticante tem que ter mais cuidado com essa forma de Yoga, porque o movimento aeróbico tem mais capacidade de causar danos nas articulações do que os movimentos isométricos , estáticos , presentes nas modalidades de Yoga tradicionais.
O corpo que é aquecido mais rapidamente numa prática mais vigorosa, ganha maior flexibilidade, mas esta flexibilidade através do calor aumenta a possibilidade de lesões nas articulações e músculos . Essa forma de Yoga mais atlética era praticada tradicionalmente na Índia por pessoas que só faziam Yoga, dentro de um contexto que incluia todas as dimensões do Yoga. Aqueles que praticam essa forma de Yoga sem a visão global do Yoga terão mais possibilidade de sofrer lesões . O método do Yoga não é o mais essencial, porque cada método se aplica a distintos tipos de pessoas. O essencial é o contexto de autoconhecimento e integração com a intenção de liberdade.
Não há atalhos no processo de caminhada espiritual, a pessoa precisa amadurecer como um todo, e, quando apenas um dos aspectos, como o corpo físico , se desenvolve muito rapidamente e os outros são deixados de lado, o caminho se apresenta mais cheio de obstáculos e desafios a médio e longo prazo.
Soul Brasil – Que tipo de trabalho você tem feito em seu Centro de Yoga Montanha Encantada ?
O enfoque do Centro são cursos de formação de professores de Yoga Integrativa, em inglês e português . Também recebemos grupos de americanos que vem para participar de programas de Férias com Yoga. Estes programas incluem aulas e palestras de Yoga, assim como passeios para as praias e montanhas de nossa região , que estão dentre as mais belas do Brasil.
Facebook Comments