Por Katia Moraes

10492122 812611692083039 3274439734632989871 nÉ difícil fazer entrevistas por telefone. Adoro olhar nos olhos da pessoa e perceber a expressão corporal quando faço uma pergunta mas, dessa vez, não havia outra opção. O som da voz, as paradas pra pensar e a cadência das frases é que me ajudaram a entender um pouquinho quem é o compositor Steven Halpern. Steven me mandou dois de seus sessenta e seis CDs como exemplo do que acredito ser seu trabalho de curandeiro no mundo.

Um dia eu estava sentada ao ar livre olhando o verde das folhas das árvores que estavam mudando de cor quando um amigo me ligou. Ele acordou chorando porque seu pai estava para falecer a qualquer momento. Quis falar sobre a paz que eu estava sentindo ao olhar pra natureza mas achei que ele não iria entender. Ao chegar em casa, qual não foi a minha surpresa quando ouvi o CD “Perfect Alignment” do Steven. O que senti na minha caminhada tinha sido traduzido em notas musicais. A música de Steven me transportou de volta para aquele lugar especial cheio de paz interior.

Fiquei com a sensação que Steven Halpern era um homem analítico. Pelo tom da voz dele e pela sua conversa pelo telefone entendi que o lado esquerdo do cérebro dele funciona mais rápido. Eu perguntei: “Muitos terapeutas escolheram a profissão porque no fundo querem encontrar as causas das suas próprias neuroses. Você compõe esse tipo de música porque quer harmonizar a sua energia intelectual com a das emoções?” Ele parou pra pensar e disse que a pergunta era muito boa e que provavelmente esse era um dos motivos da escolha da sua profissão.

Pra quem gosta de astrologia, Steven Halpern é de Áries, seu ascendente é Capricórnio com a lua em Peixes. Sua cidade natal é Nova Iorque, seus avós eram da Rússia mas ele não se lembra muito deles. Ele se considera um pioneiro na área de composição para meditação, visualização, relaxamento, ioga, aprendizado, etc. O que no Brasil chamamos de New Age. Sua primeira lembrança musical é de engatinhar até à porta do vizinho pra ouvir a música que vinha lá de dentro. Seu primeiro instrumento foi o trompete e John Coltrane está na lista de pessoas que mudaram a sua visão do mundo. Mas um dos momentos mais importantes da sua vida foi quando ele entendeu, através do jazz, que ele podia tocar sem ler música.384202 319431098067770 775873439 n e1706919702880

Steven queria ser psicoterapeuta mas entendeu logo de cara que a música teria que fazer parte da sua vida. Seu pai era vendedor, sua mãe trabalhava como secretária numa escola pública e na família não havia músicos. Steven se formou em psicologia da música, coisa que quase não existia na época. Ele criou seu próprio currículo, escolhendo aulas que lhe atraíam e seguindo a sua intuição. A espiritualidade, a psicologia e a música guiaram seus passos.

Foi durante a faculdade que ele teve contato com cientistas mundialmente conhecidos. Foi lá também que ele começou a entrevistar músicos que iam tocar na cidade. Por isso, muitas vezes ele também acabou no palco.Pra quem gosta de astrologia, Steven Halpern é de Áries, seu ascendente é Capricórnio com a lua em Peixes. Sua cidade natal é Nova Iorque, seus avós eram da Rússia mas ele não se lembra muito deles. Ele se considera um pioneiro na área de composição para meditação, visualização, relaxamento, ioga, aprendizado, etc. O que no Brasil chamamos de New Age.

Sua primeira lembrança musical é de engatinhar até à porta do vizinho pra ouvir a música que vinha lá de dentro. Seu primeiro instrumento foi o trompete e John Coltrane está na lista de pessoas que mudaram a sua visão do mundo. Mas um dos momentos mais importantes da sua vida foi quando ele entendeu, através do jazz, que ele podia tocar sem ler música.

Em 1969, Steven viajou para San Francisco de férias com o objetivo de achar uma maneira de lidar com problemas médicos resultantes de uma vida estressada e nessa viagem ele passou por uma experiência inesquecível. Steven estava andando de bicicleta numa estrada deserta e um homem que foi pegar sua correspondência na caixa de correio lhe perguntou se ele era a pessoa que estava querendo trabalhar no Bridge Mountain Foundation.

piano pianista scaled e1706920079320A fundação oferecia workshops sobre meditação, ioga e outros assuntos. Ele não teve dúvida, pediu pro irmão mandar as coisas dele e mudou de Buffalo pra Califórnia. Essa mudança fez com que Steven passasse a tocar mais piano e a meditar entre as árvores nas suas horas vagas. Foi nessa época que ele desenvolveu seu método de composição. A sua música é uma combinação de qualidades tonais luminosas com estruturas melódicas e harmônicas flutuantes que reverenciam o espaço e o silêncio entre as notas.

A primeira vez que Steven ouviu falar sobre “Sincronização dos hemisférios” foi através de Robert Monroe. Monroe usou essas palavras para explicar como certos sons afetam o cérebro das pessoas. Esse era um tema antigo e comprovado cientificamente, só que as pessoas estavam usando música clássica ainda não composta para relaxar. (Me lembro que o professor de uma aula de Hatha Ioga que fazia no Rio usava música sacra e muitas vezes a vibração da música me carregava para uma dimensão que não me ajudava a relaxar. Na realidade às vezes até me deprimia e me desconcentrava).

Por volta de 1973, os amigos e colaboradores de Steven que sabiam da sua pesquisa sobre o poder da cura das composições originais, pediram que ele espalhasse a novidade. E foi assim que a “Inner Peace Music” foi criada. O catálogo da companhia é impressionante. Nele você encontra músicas para ioga, meditação, massagem, equilíbrio dos chacras, curas espirituais, visualização, mantras, aceleração de aprendizado, etc.

Nos últimos 28 anos Steven Halpern vem compondo música New Age comprovando em cada álbum o que Deepak Chopra diz: “Nós fomos programados geneticamente para apreciar a sensação de bem estar, alegria e paz interior mas o estresse é que desafina a nossa música”. Como é que a gente pode afinar a canção?

* Kátia Moraes é cantora, compositora e artista carioca. Ela é colaboradora de longa data da Soul Brasil e vive em Los Angeles desde 1990 – www.katiamoraes.com. O site do Steven Halpern – www.stevenhalpern.com

Facebook Comments