Por Laís Oliveira
unesp editada 9 450x338A crise econômica que o Brasil vem sofrendo há alguns anos teve seu maior impacto em 2015. Do começo do ano para cá, diversos setores de todos os estados do país vem tentando driblar a queda de vendas e produção com cortes de gastos e demissões em massa. A previsão é que alguns setores, como a construção civil, a indústria e a mídia em geral, ainda demitam quase meio milhão de pessoas nos próximos meses. Recessão é a palavra que rege o Brasil neste delicado momento.

A crise colocou na rua um contingente de desempregados com perfil bem parecido: a maioria homens, que completaram o Ensino Médio e ganhavam até R$ 1,5 mil por mês. É um retrato do que vem acontecendo no país, de acordo com uma análise feita pela Federação do Comércio de São Paulo usando os dados do Ministério do Trabalho. De janeiro a maio deste ano foram fechadas quase 244 mil vagas. De jovens a mais experientes, a crise desestabilizou famílias de norte a sul do Brasil.

O momento delicado tem influenciado muitas pessoas – estipula-se que atualmente 12 milhões de brasileiros – a buscar em um cargo público a solução para fugir da crise e ter a tão almejada estabilidade financeira. Passar em um concurso público, seja ele de nível médio ou superior, garante vantagens extremamente válidas: salários atrativos (algumas vezes mais altos que nas empresas privadas), carga de trabalho razoável, aposentadoria diferenciada, plano de saúde, status etc. Você receberá seu salário todo mês, não será demitido, terá direito a férias, 13º etc.

Seja nas salas de cursinhos país afora, em grupos de estudo ou em casa, o número de pessoas, de todas as faixas etárias e condições financeiras, na busca por um cargo público aumentou consideravelmente nos últimos anos. O candidato que deseja passar em um concurso público deve ler bem e entender o que diz o edital, deve conhecer a banca organizadora do concurso, tendo em vista que cada uma delas tem uma abordagem na hora de produzir a prova e, principalmente, o candidato deverá ter muito foco, perseverança e força de vontade para abdicar de coisas do cotidiano para se aplicar aos estudos e alcançar seu objetivo final.

No Brasil, os cargos mais almejados pelos concurseiros estão no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Receita Federal, no Departamento de Polícia Federal, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na Procuradoria Geral do Trabalho, na Defensoria Pública, e na Segurança Pública como Delegado e Agente da Polícia Civil e, ainda, Oficiais e Soldados da Polícia Militar.

Para ficar informado sobre editais, datas de provas e materiais de estudo, há inúmeros sites à disposição dos concurseiros, alguns deles: www.concursosnobrasil.com.br; https://www.pciconcursos.com.br/. www.brasilconcursos.com/.