Empresas de todos os tipos precisam de um plano de negócios, mas mesmo antes de iniciar qualquer projeto, você precisa de três coisas essenciais: foco, plano e ação. Confira como são essas três etapas na prática e ao que você precisa ficar atento na hora de planejar seu negócio.
Primeiro passo: foco
Ao criar um plano de negócios, você precisa se concentrar nas perguntas-chave: qual o seu público? O que você deseja fornecer? Quando você quer começar? Onde você abrirá uma loja? (se for um negócio físico) Por que você deseja iniciar tal empreendimento? Como você combinará todas essas coisas para criar um negócio próspero?
Estas são as principais perguntas que você deve se fazer ao pensar no negócio e elas devem estar sempre na vanguarda da sua mente ao tomar decisões. Outra coisa em que se concentrar é no seu grande sonho. Quanto dinheiro você deseja ganhar nos próximos cinco anos? Quer vender vários produtos do mesmo nicho ou ter variados ramos de negócios? Seu grande sonho deve ser parte do plano, ainda que vá levar tempo para que ele se realize.
Segunda etapa: um plano
Pense no seu plano de negócios como uma montanha. Sua missão está na base da montanha, enquanto seu grande sonho está no pico. Tudo o que está no intermédio é o que você precisa planejar – e essas etapas também devem ser incorporadas a um plano de negócios.
Quais produtos você deseja criar? Com que frequência você deseja produzir? Como você pode implementar alguma receita passiva? Há alguma possibilidade de parceria em seu negócio com foco em expansão? O que você pode adicionar ao funil de vendas para aqueles que ainda não estão prontos para se comprometer com a compra?
Terceira etapa: ação
É aqui que suas etapas de planejamento são divididas em etapas menores e realizáveis. Ao invés de apenas dizer “quero escrever um livro”, divida o processo. Quanto tempo você pode dedicar por dia para escrever? Você deseja publicar de forma independente ou encontrar uma editora? Dependendo da resposta, você precisará de alguém da área de design para criar a capa, um revisor de texto ou editor, entre outras coisas. Essas são etapas acionáveis que podem ser facilmente riscadas de sua lista de tarefas uma vez concluídas.
Não se estenda ou torne sua jornada inalcançável. Você não precisa planejar cinco anos de etapas de ação de uma vez. A ideia é planejar um dia, uma semana, um mês ou um ano de cada vez, mantendo o foco em mente, para que as etapas da ação se tornem um caminho possível e um verdadeiro projeto para seus grandes sonhos.
* Em nosso outro website www.kisuccess.com com foco em marketing e bons negócios, facilitamos a vida do empreendedor ou dono de pequeno negócio oferecendo serviços de impressão e design gráfico, SEO, SEO Local, marketing de conteúdo e produção de vídeo.
Facebook Comments