Por Laís Oliveira

003 Praias emolduradas por coqueirais, desertas ou bem frequentadas, pousadas charmosas e hotéis modernos, restaurantes com gastronomia de qualidade internacional, artesanato único, eventos culturais de qualidade e noites animadas, um povo simpático e hospitaleiro. Características como essas tornam o estado de Alagoas um dos destinos mais procurados por turistas, tanto do Brasil quanto do mundo. Com sua economia aquecida principalmente pelo turismo, o estado cresce expressivamente e fideliza os frequentadores anuais.

A capital, Maceió, com pouco mais de um milhão de habitantes (*2017), apresenta 40 km de litoral, 22 km de lagoas e canais e desperta paixão pelas belezas naturais, culturais e históricas. Os costumeiros passeios pelos bairros históricos e às feiras de artesanato e praias badaladas, além da degustação das delícias típicas não são esquecidos, mas é cada vez mais comum os visitantes do “Paraíso das Águas” incluírem em seu itinerário o turismo de aventura ou a rota ecológica. Governo e empresas privadas de turismo estão investindo forte em formas de entretenimento aliadas à aventura e preservação ambiental.

Biodiversidade, Tradição e Aventura de Norte a Sul

É na Praia do Francês onde tudo começa no Litoral Sul. A costa verde marcada por coqueirais a perder de vista disputa os olhares com as águas cristalinas e mansas quando esbarram nas pedras, ou mais selvagens, ideal para surfistas. A praia é movimentada, mas com características simples – sem calçadão ou prédios à beira mar. Se de um lado as barracas ficam cheias de famílias, o mar é calmo e protegido pela barreira de recifes formando piscinas naturais; do outro, os praticantes do surf estão sempre em busca das melhores ondas.

004 A praia do Gunga é um paraíso à parte, de tão grande permite longas caminhadas ou passeio de buggy através de um areal único delimitado por fileiras de coqueiros que a tornam tão bela que parece ilusória Na Barra de São Miguel, na Vila Palateia, os aventureiros se divertem com a canoagem, que os leva a conhecer a cultura dos mariscos. Os esportes náuticos e de vela são uns dos favoritos e mais praticados, entre eles o surf, windsurf e o kitesurf.

O rapel, que pode ser praticado no litoral e também no interior do estado de Alagoas, e a visita às cachoeiras de Murici e Viçosa tem público crescente. As trilhas off-road, que são realizadas de jipe nas praias de Carro Quebrado e Barra de Santo Antônio, são opções agradáveis para quem gosta de estar em contato com a natureza. Se estendendo um pouco para o interior encontramos a “Costa Doce”, pela passagem do rio São Francisco, e o seu famoso canyon. Por ali há passeios de barco, super-buggy, buggy convencional, tirolesa e voo de parasail sobre a terra e sobre a água. Mas há muitos que apenas se contentam com a contemplação da belíssima paisagem!

No litoral Norte está a famosa “Costa dos Corais” com a segunda maior barreira de corais do mundo. São 130 km de biodiversidade, exuberantes piscinas naturais e pequenos municípios que oferecem bons serviços aos turistas. Há opções para todos os gostos, desde trilhas ecológicas pelos mangues e pequenos povoados, ao mergulho pelas águas cristalinas.

Para quem busca a rota ecológica, um destino obrigatório é o encontro do Rio Tatuamunha com o mar. Passeios de jangada pelo rio levam os visitantes a conhecer o Santuário do Peixe-Boi – um projeto de preservação localizado na cidade de Porto de Pedras, e ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA). As visitas são limitadas a 70 pessoas por dia para não sobrecarregar o ecossistema.

Ainda ao norte, em Maragogi, encontramos o “Caribe Brasileiro” e suas famosas galés – como são conhecidas as piscinas naturais da região – um espetáculo à parte. Mergulhar no mar calmo, límpido e esverdeado é poder observar bem de perto arrecifes de corais e ter o corpo rodeado de variados peixinhos. Para relaxar, há pousadas de renome internacional, como a Pousada do Toque. Sem dúvida, Maceió e o estado de Alagoas atraem milhares de visitantes anualmente e se firma como um dos destinos mais queridos do Brasil.

 

* Laís Oliveira é jornalista e vive em Maceió. Ela é uma apaixonada pelas histórias de vida das pessoas e uma curiosa sobre os diferentes tipos de cultura ao redor do mundo. Segundo a jornalista alagoana, conhecer, aprender e reinventar-se é essencial. – lais.ferh@gmail.com.

** For airline tickets from the U.S to Brazil or Latin America, customized travel packages, hotels and cruises, please visit our travel agent page or contact Magali Da Silva by phone or whatsapp: 1 (323) 428-1963.

Facebook Comments