Boa notícia para quem é brasileiro, lida com operações financeiras externas ou ainda pretende viajar e fazer compras no exterior. O governo Bolsonaro anunciou, nesta terça-ceira (15), que vai zerar até 2028 imposto sobre compra de moeda estrangeira.

O decreto foi assinado durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, e zera as alíquotas do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) incidentes sobre operações de câmbio. O ato deve ser publicado em Diário Oficial da União (DOU).

A redução será de forma gradual e escalonada em oito anos. A título de conhecimento, a alíquota atual do IOF sobre o câmbio é de 6,38%. Já a taxa para a compra de moeda estrangeira em espécie é de 1,1%.

Em nota à imprensa, o governo disse que a redução está relacionada a uma das diretrizes estipuladas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O grupo, que tem sede em Paris e atualmente conta com 38 países em sua composição, reúne as nações mais desenvolvidas do mundo e estimula o progresso econômico e o comércio mundial.

Facebook Comments