Tanto o consumidor quanto as companhias de empréstimos (bancos), companhias de títulos e outras companhias envolvidas nesse mercado nos Estados Unidos terão que se adaptar a partir de novas regras no jogo e adotadas pelo Consumer Financial Protection Bureau. O CFPB ordenou que o documento de fechamento explicando todos os detalhes aos clientes seja modificado para ser mais transparente ao consumidor. O novo regulamento chama-se TI-LA-RESPA Integrated Disclosure Rule, conhecida como TRID.
Se você não comprou um imóvel dependendo de empréstimo, sabe que, muitas vezes, recebe os valores finais no dia anterior ou algumas horas antes do fechamento final, “closing”. Agora, com o novo regulamento, todos os envolvidos na negociação devem receber os detalhes do fechamento com três dias de antecedência. Se alguma mudança for necessária, a correção deve ser efetuada e, depois de tudo pronto, avaliada: mais três dias serão contados, o que leva um atraso na venda final do imóvel.
A data inicial para o novo regulamento ser implementado havia sido marcada para 01 de agosto de 2015, mas com tantas mudanças – software, treinamento de pessoal, etc., essa data foi prorrogada para 03 de outubro. Muitos corretores de imóveis decidiram que vão solicitar prazo maior para o fechamento da venda final do imóvel. O tempo normal seria de 30 a 45 dias, dependendo do tipo de financiamento. Com as novas regras, de 10 a 15 dias deverão ser acrescentados a esse prazo.
*Consultoria de Vladimir Bellemo, um corretor de imóveis estabelecido em Orange County, Califórnia, e com uma vasta experiência em todos os setores que envolvem o setor, incluindo uma especialização em foreclosure e short Sales – www.bellemo.com – (714) 932-5335