As companhias aéreas Latam e Gol estão mudando suas regras de bagagem e tarifas, e isso vai impactar muitos brasileiros que residem nos Estados Unidos e que desejam viajar para o Brasil. Essas mudanças refletem uma tendência que já está acontecendo em várias companhias aéreas ao redor do mundo, especialmente as americanas, que estão oferecendo passagens mais baratas, mas com algumas restrições.
- Mudanças na Latam
A Latam anunciou uma nova categoria de tarifas chamada Basic, que começa a valer em 9 de outubro de 2024, para voos internacionais. Com essa tarifa, os passageiros podem levar apenas um item pessoal, que deve caber debaixo do assento da frente. Isso significa que você pode levar uma mochila pequena ou uma bolsa, mas não será permitido levar uma mala de mão.
As categorias de bagagem da Latam foram reorganizadas da seguinte forma:
Item Pessoal: Este é um item que pode ser uma mochila ou bolsa, com medidas máximas de 45cm x 35cm x 20cm. O peso máximo permitido é de 10kg, e esse item pode ser levado em todas as tarifas.
Mala Pequena: Para quem viaja nas tarifas Light ou Full, será permitido levar uma mala com medidas de até 55cm x 35cm x 25cm. A partir de 9 de outubro, o limite de peso para essa mala aumentará de 10kg para 12kg. É importante ressaltar que essa opção não está disponível para a tarifa Basic, que só permite o item pessoal.
Bagagem Despachada: Para aqueles que precisam despachar bagagens, a Latam oferece a opção de mala com medidas máximas de 158 cm lineares (soma das três dimensões: altura, comprimento e largura). O peso máximo é de 23kg e deve ser entregue no balcão de atendimento no aeroporto, de acordo com a tarifa escolhida.
Essas mudanças foram implementadas para alinhar as políticas da Latam às práticas do mercado internacional e para oferecer tarifas mais econômicas. A nova tarifa Basic é uma opção para quem busca uma compra mais acessível, embora com menos comodidades.
- Novas Regras na Gol
A Gol também fez mudanças nas regras de bagagem, visando facilitar o processo de despacho no aeroporto e melhorar a experiência dos clientes. A partir de 23 de setembro de 2024, a empresa reestruturou a precificação da bagagem despachada, com novos preços para incentivar as compras antecipadas.
A Gol agora apresenta três tipos de tarifas para bagagem despachada:
Compra Antecipada (até 48 horas antes do voo): Este é o menor valor para quem adquirir a bagagem com antecedência. Por exemplo, para voos internacionais, o custo da primeira bagagem é de R$ 375 se comprada até 48 horas antes do voo.
Compra de Última Hora (dentro das 48 horas antes do voo): Se o passageiro comprar a bagagem pela internet nesse período, o preço será um pouco mais alto. Esse valor é considerado intermediário e busca incentivar as compras com antecedência.
Compra no Aeroporto: Para quem deixar para adquirir a bagagem no balcão da Gol, o preço sobe consideravelmente. Por exemplo, se o passageiro chegar ao aeroporto e comprar a bagagem despachada direto no balcão, o valor pode aumentar para R$ 600, o que representa um aumento de 60%.
- Influência das Companhias Americanas
Essas mudanças não são exclusivas da Latam e da Gol. Muitas companhias aéreas americanas, como American Airlines e United, já adotaram esse modelo. Elas oferecem passagens mais baratas, mas não incluem bagagem despachada ou mesmo mala de mão. Isso significa que, muitas vezes, o passageiro só pode levar uma bolsa pequena.
Após a pandemia, as companhias aéreas americanas ajustaram suas políticas para ter opções mais baratas. Com isso, os passageiros precisam planejar melhor o que levar em suas viagens, pois as tarifas mais econômicas não incluem muitos serviços.
- Impacto para os Viajantes entre Brasil e EUA
As novas regras da Latam e da Gol impactam diretamente quem viaja entre Estados Unidos e Brasil , seja a trabalho, turismo ou para visitar a família. Com as novas tarifas, os passageiros precisam ficar mais atentos às condições de bagagem ao comprar suas passagens.
É importante que os viajantes entendam o que cada tarifa oferece para evitar surpresas no dia do embarque. Para quem costuma viajar com mais bagagens, pode ser necessário escolher tarifas que permitam o despacho de malas. Já quem viaja leve pode optar pelas tarifas mais baratas.
Os viajantes devem se preparar para essas mudanças. Mais do que nunca é fundamental verificar o que cada tarifa oferece antes de fazer a reserva. Lembrando que, se você precisar despachar bagagens ou levar malas de mão, deve escolher tarifas que incluam esses serviços.
* Para consultoria e assistência nos Estados Unidos ou passagens para o Brasil e America Latina, entre em contato com nossa agente de viagens Magali Da Silva – Fone / WhatsApp: 1 (323) 428-1963. Estamos em Los Angeles na Califórnia e estabelecidos há mais de 25 anos.