Por Lindenberg Junior
Um equívoco frequente cometido por muitos residentes nos Estados Unidos é a apresentação de cópias de declarações fiscais de anos anteriores durante uma auditoria do Internal Revenue Service, conhecido como IRS, a agência federal responsável pela arrecadação de impostos nos Estados Unidos. Essa prática é um erro, pois não é obrigatória e pode, inclusive, ampliar qualquer risco existente, especialmente se não houver débitos pendentes.
E por que as pessoas trazem suas declarações de imposto de renda de anos anteriores? Porque no aviso prévio de uma auditoria o IRS pede. Mas é importante você saber que pelas regras do próprio IRS os declarantes são obrigados a fornecer apenas as informações referentes ao exercício fiscal específico listado no aviso de auditoria, ou seja, do ano anterior do ano vigente.
Você não é obrigado a fornecer informações sobre qualquer outro ano fiscal. Se o auditor lhe pedir as declarações dos anos anteriores, basta dizer “eu não creio que essas declarações sejam relacionadas com o ano em questão a ser examinado”. Quase sempre esse tipo de resposta coloca fim ao tema e o auditor aceita a sua resposta.
*Esse artigo teve a consultoria de Ricardo Coutinho, brasileiro que atua no Sul da California e especialista em contabilidade e imposto de renda nos EUA. Conheça o trabalho dele em www.rcbusiness.com.br
Facebook Comments