mouth guard 5068146 1920Com 55% da população norte-americana totalmente vacinada com as doses e quase 70% de pessoas vacinadas com a primeira dose contra a covid-19 até a quinta-feira (01), boa parte dos estados passou a relaxar as medidas de distanciamento social e prevenção contra o coronavírus.

Com número de casos, hospitalizações e mortes se mantendo nos níveis mais baixos desde o início da pandemia, shows voltaram a acontecer, encontros, festas, bares reabriram totalmente, escolas, e muito mais, ou seja, a economia dos EUA como um todo voltou a funcionar. Porém um alerta tem feito com o que o uso da máscara volte a ser recomendado mesmo entre os vacinados.

A grande preocupação das autoridades de saúde é com a variante Delta. Inicialmente detectada na Índia, vem se propagando com rapidez e já representa 20% dos casos de covid-19 nos Estados Unidos – o que reforça os riscos para a população ainda não vacinada.

Nesta semana, o Departamento de Saúde Pública do Condado de Los Angeles virou notícia ao recomendar que mesmo os residentes vacinados do condado (que é o mais populoso do país, com 10 milhões de moradores, e inclui a cidade de Los Angeles) voltem a usar máscaras quando estiverem em locais públicos fechados.

Apesar de afirmar que pessoas completamente imunizadas “parecem estar bem protegidas contra infecção com a variante Delta”, as autoridades de saúde locais disseram que, como medida de precaução, recomendam “fortemente que as pessoas usem máscaras em locais fechados como supermercados, lojas, teatros, centros de entretenimento e locais de trabalho quando não souberem o status de vacinação de todos os presentes”.

A recomendação não é uma regra obrigatória, e sim uma orientação à população, mas serviu para lembrar os americanos de que, apesar do sucesso recente do país no combate à covid-19, a pandemia ainda não acabou.