Por Laís Oliveira
Quem vive fora do Brasil, mas não esquece suas raízes, inevitavelmente quando chega no mês de setembro lembra logo das comemorações do Dia da Independência, que acontece no dia 7 desse respectivo mês. Mas não é porque se está vivendo no exterior que não se comemora a data, muito pelo contrário, anualmente, em vários lugares do mundo a data é relembrada com muita música, comidas típicas e alegria.
Nos Estados Unidos não poderia ser diferente. Todos os anos, em setembro, milhares de brasileiros que moram aqui retiram de seus armários suas camisas da seleção brasileira ou simplesmente com tons verdes, amarelos, azuis ou brancos, as cores da bandeira, e pintam seus rostos para celebrar a data. Além disso, ainda decoram seus carros para ir às ruas e parques em diferentes cidades para acompanhar shows e celebrações pelo dia da independência.
Tudo começou com o Brazilian Day New York, em 1984. A festa reúne milhares de pessoas – já chegou a concentrar até 1,5 milhão e acontece sempre na Rua 46, também conhecida como Little Brazil, no domingo que antecede o Dia do Trabalho nos EUA. Atualmente, a festa ocupa 25 quarteirões. Com isso se consolidou como um dos maiores eventos populares de Nova York e o maior evento brasileiro fora do Brasil.
Com o evento de Nova York veio a onda de “Brazilian Days” nos EUA como em Orlando (FL) e San Diego (CA), e também em outros países onde existe uma grande comunidade brasileira como em Tóquio e Londres. Esses eventos também são chamados de “Independence Day Celebration” ou simplesmente, “Dia do Brasil”, e tem atraído milhares de brazucas (brasileiros residentes fora do Brasil) assim como “gringos” curiosos ou apaixonados pela nossa gente e cultura.
Na Califórnia, o Brazilian Day Los Angeles aconteceu por alguns anos entre 2007 e 2013 no “La Brea Tar Pits”
(parque que pertence ao museu de arte contemporânea da cidade) e durante esses anos foi organizado pelo Consulado Geral do Brasil em Los Angeles. O esforço da equipe do consulado de Los Angeles foi notável, mas infelizmente por falta de verbas governamentais, o evento anual deixou de existir depois de alguns anos.
Para alegria dos “brasileiros californianos”, em 2008 surgiu o Brazilian Day de San Diego. O evento foi uma iniciativa do mestre de capoeira Paulo Batuta e aconteceu por oito anos na Garnet Street, a principal avenida da praia de Pacific Beach e, em 2016, passou a ser na área de estacionamento da praia de Mission Beach. Considerado o maior evento brasileiro ao ar livre da costa oeste dos EUA, o Brazilian Day San Diego é em particular atrativo pelo “clima” praieiro no qual vemos muitas mulheres usando o “biquíni top” e muitos homens sem camisa mostrando seus músculos. Infelizmente depois de dez anos ininterruptos e por falta de um patrocinador apresentador, o evento não aconteceu em 2018 (e não acontecerá em 2019).
Na Flórida, um dos destinos prediletos de brasileiros que decidem morar fora do país, acontece o Brazilian Day Orlando no lake Eola em Downtown Orlando. O anual evento e’ muito animado e movimenta toda a região central da Florida com apresentações culturais, musicais, comida e bebida tradicionais atraindo uma media de dez mil pessoas a cada ano. Ainda na Florida acontece o Brazilian Festival Pompano Beach que a cada ano conta com uma zona infantil além da tradicional área de lazer com expositores e vendedores de comida típica. A organização do evento traz todo ano celebridades da música popular brasileira como Elba Ramalho convidada em 2017.
Em Salt Lake City acontece o Utah Brazilian Festival que começou com um pequeno grupo de amigos ansiosos para celebrar sua herança e compartilhá-la com os demais. A comunidade abraçou a ideia e o festival se tornou uma tradição muito esperada anualmente. A autêntica cultura brasileira, com boa comida, música e alegria são parte integrante das festividades.
No Arizona, o Brazilian Day acontece há mais de 10 anos e a cada anos atrai mais gente. Geralmente o evento acontece no Scottsdale Center for the Performing Arts com espaço interno e externo. Área reservada para a criançada além de oficinas de Brazilian Jiu-Jitsu e Capoeira fazem o diferencial além claro da parte de entretenimento de música e dança.
Entre setembro e outubro, uma pequena parte dos Estados Unidos se transforma em Brasil com direito a uma onda verde e amarela que traz de dançarinas de samba e pagodeiros a coxinhas e feijoadas. E para saber mais também sobre outras comemorações brazucas, mas ao redor do mundo, recomendamos a leitura deste artigo onde explicamos mais sobre o Sete de Setembro no exterior. Dali Brasil!
Facebook Comments