Por Laís Oliveira
Você conhece a origem do dia das crianças? No Brasil, esse dia é celebrado em 12 de outubro, porém a data não é universal. O dia das crianças é comemorado em mais de 100 países em momentos variados, por exemplo, na Índia, a comemoração acontece em 15 de novembro, em Portugal, no dia 1º de junho e na China, em 5 de maio.
No Brasil, a data surgiu devido a uma lei, em 1924. A proposta veio do deputado Galdino do Valle Filho e oficializada pelo então presidente Arthur Bernardes, que governou o Brasil entre 1922 e 1926. Durante praticamente quatro décadas a data passou meio desapercebida, como tantas outras comemorações propostas pelo legislativo.
Porém, em 1960, o diretor comercial da famosa fábrica de brinquedos Estrela, Eber Alfred Goldberg, criou a Semana do Bebê Robusto, em parceria com a empresa de cosméticos e produtos farmacêuticos Johnson & Johnson. Logo depois, em junho do mesmo ano, seguindo a iniciativa de Eber, outras empresas resolveram criar a Semana da Criança para aumentar as vendas.
Então, em comum acordo, o comércio instituiu o dia 12 de outubro como Dia das Crianças, não só para homenageá-las como para estimular a venda de produtos infantis. Ano após ano a data é comemorada em parques, festas, shoppings e, inclusive, é feriado escolar no Brasil. Em termos econômicos, é um dos melhores feriados com vendas altas no comércio, mesmo em anos de crise.
Nos Estados Unidos não existe dia das crianças enquanto feriado exclusivo como no Brasil. Nos EUA, o tradicional dia de Halloween, que acontece em 31 de outubro, é o que movimenta o comércio direcionado ao público infantil. Anualmente, milhões de crianças vão às ruas fantasiadas pedir doces, brincar em festas, parques temáticos, shoppings e muito mais.