A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) decidiu, após uma década de espera, que Paraty e Ilha Grande, no sul do Estado do Rio de Janeiro, obtivessem o título de patrimônio mundial da humanidade. O sítio inclui o centro histórico de Paraty e a Ilha Grande.
Esse é o primeiro sítio de patrimônio misto do Brasil, ou seja, que inclui bens culturais e naturais, sendo a data oficial do reconhecimento o dia 12 de novembro de 2022. Dos mais de mil patrimônios mundiais, apenas 39 locais, em 31 países, são sítios mistos. Paraty e Ilha Grande se juntam a outros 21 patrimônios mundiais da humanidade brasileiros, dos quais sete são naturais e 14 são culturais.
A lista de patrimônios do país inclui Ouro Preto (MG), Olinda (PE), São Luís (MA), Cidade de Goiás (GO) e Salvador (BA), o Plano Piloto de Brasília, o Pantanal, as ilhas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas, o Parque Nacional do Iguaçu (PR), as Paisagens Cariocas (RJ) e o Cais do Valongo (RJ).
Uma forma de Paraty e Ilha Grande vencerem o prêmio da Unesco dez anos após a primeira tentativa ter falhado foi ter focado seu dossiê na relevância da biodiversidade local. Em 2009, o pleito havia sido pelo título de patrimônio cultural. Agora, o o título é de Patrimônio Cultural e Natural. Nos pareceres do Icomos e da IUCN, órgãos assessores da Unesco, estão explicados os critérios para a vitória.
O secretário estadual de turismo, na época, Otávio Leite, destacou o orgulho proporcionado pela conquista: “Agora, temos que pensar em preservar, enaltecer, trazer turistas e o mundo para desfrutar desse encanto, que está sendo reconhecido por esta instituição”, afirmou. Para dar continuidade a leitura se encante com essa cidade historia a beira mar.
* Para consultoria e assistência nos Estados Unidos ou passagens para o Brasil e America Latina, entre em contato com nossa agente de viagens Magali Da Silva – Fone / WhatsApp: 1 (323) 428-1963. Estamos em Los Angeles na Califórnia e estabelecidos há mais de 25 anos.
Facebook Comments