Você já leu em algum lugar sobre a importância de cuidar da sua mentalidade? Podemos dizer que a mentalidade é a base de tudo o que você escolher fazer e será um fator chave para determinar seu sucesso. Em geral, há duas abordagens muito diferentes para a mentalidade de cada um e os resultados produzidos por qualquer uma delas geralmente vão estar em extremos opostos.
Uma das maneiras de lidar com as coisas é conhecida como uma “mentalidade fixa”, já a outra é referida como uma “mentalidade de crescimento”. De forma esmagadora, aqueles com uma mentalidade de crescimento são frequentemente mais bem sucedidos em qualquer empreendimento no qual escolham participar.
Aqueles com uma “mentalidade fixa” tendem a sentir que suas habilidades, potencial e habilidades são pré-determinadas e não podem ser melhoradas, enquanto aqueles com esta última mentalidade estão abertos à ideia de que há sempre espaço para melhorias se estiverem dispostos a trabalhar o suficiente para isso.
Aqueles da categoria “fixa” tendem a se sentir impotentes sobre qualquer capacidade de manipular suas habilidades e talentos pré-estabelecidos – possivelmente genéticos – enquanto aqueles da categoria de crescimento são muito mais otimistas sobre quem está dando as ordens em relação a sua própria aptidão e competência.
Há algumas outras diferenças significativas em relação a estas duas atitudes em relação ao conceito de mentalidade e quanto controle uma determinada pessoa tem sobre suas próprias vidas. A principal delas é como uma pessoa encara os erros ou desafios, bem como as atitudes que ela toma quando surgem os obstáculos inevitáveis.
Por exemplo, aqueles com uma mentalidade fixa estão aptos a se desencorajar facilmente por impedimentos e são muito mais propensos a “jogar a toalha”, por assim dizer, no primeiro contratempo. Enquanto que aqueles com uma mentalidade de crescimento são muito mais otimistas em suas perspectivas e adotam uma abordagem mais oportunista dos problemas. O que significa que eles “fazem o melhor” e tentam transformar a negatividade em uma chance de aprender e, esperançosamente, crescer a partir de qualquer obstáculo que possam encontrar.
Dado o que já se entende sobre as duas abordagens opostas da mentalidade, claramente a mentalidade fixa não deixa muito espaço para crescimento, aprendizado ou prosperidade pessoal. Enquanto a mentalidade de crescimento é a opção mais saudável, mais positiva, que mais provavelmente maximiza o sucesso de um indivíduo e a subsequente felicidade geral na vida.
Também é importante, ao discutir este tópico em particular, considerar as maneiras pelas quais nossa mentalidade pode nos afetar, além da nossa capacidade de crescer e prosperar e ser bem-sucedido.
Há o conhecimento de que nossa mentalidade pode ter um grande impacto em nossa saúde e bem-estar físico, na medida em que uma pessoa que tende a ser consistentemente desencorajada ou deprimida tem muito mais probabilidade de ter essa mentalidade morosa suprimindo seu sistema imunológico, o que, por sua vez, significa que aqueles com uma mentalidade fixa são mais propensos a doenças e tendem a levar mais tempo para se recuperar de qualquer doença a que sua atitude derrotada os tenha submetido.
As pessoas com uma mentalidade de crescimento tendem a ficar doentes com menos frequência e certamente tendem a ser mais felizes e mais saudáveis.
É geralmente acordado entre a psicologia e outros especialistas profissionais sobre o assunto que qualquer pessoa acaba tendo o controle sobre a mentalidade que escolhe fomentar. O que não quer dizer que simplesmente porque alguém tem operado com a mentalidade fixa durante qualquer parte ou durante toda sua vida, que não possa escolher fazer a transição para uma mentalidade de crescimento muito mais positiva, não importa em que fase de sua vida esteja.
Isso significa que há notícias esperançosas para aqueles que se encontram presos à mentalidade fixa pessimista, pois sua atitude fatalista em relação às suas realizações e sucesso não precisa ser permanente e pode sempre ser melhorada.
Facebook Comments