A maneira como você estrutura o seu dia quando trabalha em casa pode fazer uma enorme diferença na sua capacidade de otimizar e tempo e ter resultados satisfatórios. Aqui neste artigo focaremos na “regra de um minuto” e na necessidade de concluir uma tarefa que levará apenas um minuto o mais rápido possível.
É muito comum que pessoas que trabalham em casa se sintam sobrecarregadas e esgotadas com facilidade. Embora existam várias razões para isso, a mais comum é simplesmente o mau gerenciamento do tempo quando existe uma grande quantidade de coisas a se fazer. Como é possível dar conta de todas as tarefas que estão se acumulando quando não há ninguém para ajudar a estruturar seu dia? O escritor e empresário americano Tim Ferris chama as pequenas tarefas diárias que precisamos desempenhar, mas que acabamos procrastinando, de “loops abertos”.
Por exemplo, você pode ter um e-mail que precisa responder e está adiando (porque talvez o cliente seja um pouco chato) ou pode ter algo que precise ser corrigido em seu site. Essas tarefas levam um minuto ou menos, mas você adia porque:
- Você tem essa outra grande tarefa urgente para resolver.
- São tarefas emocionalmente estressantes – então você prefere acumular, mesmo sem ter consciência.
Mas aqui está o dilema: esses problemas que você deixou para depois não vão desaparecer. E quanto mais eles pairarem sobre sua cabeça, mais causarão estresse e ansiedade. Em outras palavras, você deve fazer o que precisa imediatamente. Se eles demorarem um minuto para serem executados não vão atrapalhar seu dia. Mas, uma vez feito, é menos uma coisa em sua mente e fica muito mais fácil focar apenas no trabalho que você precisa fazer enquanto prioridade.
Isso não se aplica apenas ao seu trabalho: também se aplica às tarefas domésticas e coisas que você precisa fazer em casa, como reparos. Por exemplo, se você tiver pratos sujos nos quais acabou de comer, coloque-os na pia e volte ao trabalho.
Não interromper grandes tarefas
A exceção à regra de um minuto é quando você está profundamente envolvido no trabalho. Se você estiver trabalhando de maneira muito concentrada para concluir uma tarefa ou objetivo específico, não permita que pequenas coisas como e-mails desviem sua atenção.
Quando você se distrai com outra tarefa, pode levar cerca de 23 minutos e 15 segundos para focar novamente no trabalho original (de acordo com Gloria Mark, que pesquisa sobre o tema na Universidade da Califórnia). Nossos cérebros não são fisicamente capazes de executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo e, em vez disso, trabalham alternando entre tarefas.
Portanto, por exemplo, se você interromper seu grande ensaio para escrever um artigo, sairá do fluxo e se encontrará com a procrastinação novamente assim que tentar voltar ao ensaio. Mas calma, é possível treinar esse tipo de prática dia após dia. O recomendado é desligar todas as notificações de celular e computador, fechar as portas e colocar fones de ouvido abafando os ruídos vindos de fora, o foco é se concentrar.
Neste quesito, você não estará violando a regra de um minuto porque não vai estar ciente da nova tarefa a ser feita até que conclua a maior que estava fazendo. Tarefas grandes tudo bem, mas e os trabalhos que levarão de 2 a 3 minutos para serem feitos? E os de 20 minutos? Bem, os trabalhos que são grandes o suficiente para serem considerados tarefas reais serão simplesmente enfileirados atrás da sua única grande tarefa do dia em ordem decrescente. Você completará seu maior desafio primeiro e vai seguindo a ordem dos menos urgentes e importantes.
Acabe com a procrastinação
Para as tarefas pendentes, a melhor opção é colocá-las em uma lista. Depois de fazer isso, você organiza a “bagunça mental”, permitindo que a concentração fique em sua maior tarefa. A melhor parte é que agora você pode designar algum tempo no seu dia para ir riscando esses afazeres da lista. Por exemplo, você pode passar 20 minutos no final de cada dia útil certificando-se de fazer pequenas tarefas de sua lista. Isso significa que elas nunca se acumularão, serão práticas e você nunca esquecerá de fazer, assim evitará estresse e ansiedade.
Obviamente essas regras não são imutáveis. Pessoas diferentes trabalham de maneiras diferentes e a melhor estratégia para você pode depender do tipo de trabalho que você execute. Mas o importante é que, ao empregar regras como essa, você pode ter certeza de que não ficará sobrecarregado com as tarefas à medida que elas são executadas em tempo hábil. Isso, por sua vez, permite que você trabalhe durante horários mais definidos e evita que seu trabalho ocupe tempo em excesso do seu precioso dia.
Que dicas que podem te ajudar a aumentar sua produtividade no home office? Confira em nosso artigo.