Hoje em dia, muitas pessoas fazem home office, ou seja, trabalham em casa e, se você é uma delas, provavelmente deve estar familiarizado com o esforço constante de permanecer produtivo e a pressão de cumprir demandas mesmo cercado de distrações.

Quando o seu ambiente de trabalho é o mesmo que o doméstico fica complicado manter a disciplina. Diversas vezes nos pegamos distraídos indo à cozinha fazer um lanche, pausando o trabalho par dar uma lida em nosso livro do momento, brincar com o cachorro, entre outros. O fato é que esse comportamento pode acabar com nossa produtividade.

Outro problema do home office é que nosso escritório acaba sendo projetado e “administrado” por nós mesmos, ou seja, não há chefe nos dizendo para manter nossa mesa organizada e nenhuma equipe de RH (recursos humanos) para nos aconselhar sobre a melhor postura para se sentar ou o melhor local da sala para trabalhar e aumentar a produtividade.

Confira abaixo três dicas que vão te ajudar a corrigir os erros do dia a dia que atrapalham seu desempenho no home office.

Bandejas de papel para melhorar a organização

Ter papéis espalhados por todos os lugares é um problema que afeta não apenas quem trabalha em casa, mas também praticamente todo mundo. A primeira dica para resolver esse problema é adquirir bandejas de papel que permitam que você despeje seus documentos e papéis de maneira rápida e fácil num local apropriados.

Adquira duas bandejas: uma será a sua “memória de trabalho” e a outra a sua “memória de curto prazo”. Tudo o que você tiver feito, mas ainda não estiver totalmente pronto, como rascunhos, ficará na sua “memória de curto prazo”, enquanto tudo o que você ainda estiver trabalhando, como projetos, livros, demandas de longo prazo e que demoram mais a serem finalizadas, estará seu “memória de trabalho”.

Em um horário predefinido, a cada X dias ou semanas, ou mesmo meses, você analisa as bandejas e move o que desejar da bandeja de memória de curto prazo para um arquivo diferente, o ‘memória de longo prazo’. Isso imita a maneira como o cérebro humano armazena informações e facilita muito o controle de seu trabalho.

Scanners portáteis

Scanners portáteis são objetos interessantes para quem trabalha com muitos documentos impressos e precisa de agilidade no dia a dia. Eles são compactos e podem ser levados dentro de bolsas e mochilas. Alguns modelos podem até pegar várias folhas de papel de uma só vez e isso facilita muito a digitalização rápida de documentos, enquanto o software OCR (reconhecimento óptico de caracteres) os catalogará e os organizará automaticamente.

Isso permite que você se livre de uma enorme quantidade de papel e, assim, crie muito menos bagunça e lixo desnecessário em seu ambiente de trabalho.

Brinquedos de mesa

Se você luta contra a procrastinação, um brinquedo de mesa pode te ajudar bastante. Esses objetivos funcionam bem porque fornecem trabalho para polegares ociosos, mas não são tão atraentes quanto um telefone celular que você pode se distrair em segundos e perder horas de tempo produtivo.

Na prática, você pode brincar com esses brinquedinhos enquanto o computador carrega, enquanto salva um arquivo, enquanto espera uma impressão, etc e não corre o risco de ser “sugado” pela quantidade de distração que smartphones oferecem. Eles também funcionam bem pela questão da estética, pois fazem com que seu escritório em casa pareça mais um local de trabalho real.

Boa sorte e bom trabalho!

Facebook Comments