Os scooters elétricos em breve podem ser proibidos de circular em Los Angeles.

Os scooters elétricos em breve podem ser proibidos de circular em Los Angeles.

Os scooters elétricos, que apareceram pelas ruas e calçadas da Califórnia a partir do fim do segundo semestre de 2017 e viraram febre em 2018, principalmente entre pessoas jovens, devem começar a ser proibidos em Los Angeles até que a cidade comece a emitir permissões para as empresas que os fornecem.

Em declaração à imprensa, o Councilman Paul Koretz disse, na terça-feira (31/07), que as autoridades municipais devem tomar “todas as medidas disponíveis para proibir os scooters elétricos em Los Angeles e instruir funcionários municipais do setor de transporte a emitir cartas de cessação para qualquer empresa que ofereça os patinetes para locação”, referindo-se, nesse caso, às empresas Lime e Bird.

Essas empresas cobram em média US$1 pelo aluguel por dia mais 15 centavos por minuto, e podem ser retirados e deixados em qualquer lugar ou ponto, em vez de serem devolvidos ao local de origem (como acontece quando você aluga um carro por exemplo). As empresas fazem uso da tecnologia e seus respectivos apps localizam facilmente onde está o scooter mais próximo para a pessoa que quer usá-lo.

Se o Conselho da Cidade  de Los Angeles aprovar a proibição, cada empresa poderá garantir o direito de operar em Los Angeles obtendo uma licença, porém, uma vez que os pedidos para a licença estejam abertos. A proibição será temporária até que as autoridades municipais debatam as regras e confirmem o que essas empresas precisam seguir/adotar para conseguir a licença de operar – e isso levará no mínimo alguns meses.

IMG 4470 e1533243188300

Em Santa Monica, desde o fim de Julho se pode ver placas advertindo sobre a proibição dos scooters elétricos.

A cidade de Beverly Hills aprovou o mesmo tipo de proibição, só que temporária, por seis meses, na última semana de julho (2018). Autoridades locais disseram que as restrições temporárias eram necessárias enquanto são elaborados procedimentos  e regras a serem exigidos às empresas de scooters.

No final de julho, a cidade de Santa Monica passou a colocar placas de advertência  proibindo os scooters eletricos em seus parques e pistas de bicicleta (como nos beach pathway).  O L.A Concilmanor Koretz disse ao L.A Times que viu centenas de pessoas circulando de scooters pelas ruas perto de sua casa em Beverly Grove, sem capacetes e/ou com outra pessoa a bordo. Ele disse que está mais preocupado com o risco de acidentes e a consequente onda de ações judiciais contra a cidade – que pode acontecer.

Por outro lado, os defensores dos transportes encorajaram as autoridades  a concluírem rapidamente o processo de licenciamento, dizendo que os patinetes motorizados não são apenas para diversão, mas também uma maneira importante e até mais barata de pessoas se deslocarem para compras e locais de trabalho.

Compreendemos que é importante que as autoridades tomem ações rápidas para colocar regras e banir os infratores, assim como acontece com motoristas de carro e motocicletas. Cansamos de constatar pessoas de diversas idades nesses scooters elétricos pelas ruas da cidade de forma inprudente, como se fosse uma motocicleta. O comitê de transporte do Conselho da Cidade de Los Angeles aprovou diretrizes preliminares em junho. As regras ainda precisam de aprovação do comitê de obras públicas e também dos conselho dos Councilmans (vereadores).