Por Lindenberg Junior

Image Culinary Sinfonia Maritima WebUm certo dia durante um inverno na Califórnia, me deu uma vontade danada de saborear uma boa “Sinfonia Marítima”. Fechei os olhos e comecei a viajar nos meus lugares favoritos do Brasil que oferecem uma boa caldeirada de frutos do mar! Imaginei algum lugarzinho na simpática e agitada Porto de Galinhas, em Pernambuco, estado que me viu nascer. Retornando à minha realidade, peguei o carro e fui comprar os ingredientes necessários para a receita. Na volta para casa, fui para a cozinha e o resultado foi uma robusta sinfonia marítima, um verdadeiro “levanta defunto” de tão revigorante! Para adicionar um toque português, coloque pedaços de ovos cozidos na tigela antes de servir. Segue a receita:

Ingredientes

  1. col. (sopa) de manteiga

1 cebola grande em fatias

4 dentes de alho picados

2 pimentões sem sementes e em cubos

2 cenouras médias, descascadas e em rodelas (ou cubos)

1 chuchu médio, descascado e em cubos

1 abobrinha grande, em cubos maiores

4 tomates sem pele e sementes, picados

2 col. (chá) de coloral

½  col. (chá)  de orégano seco

4 xicaras de caldo de peixe

12 batatas vermelhas pequenas

Sal e pimenta a gosto

1 Lb de filé de peixe branco

12 oz. de lulas (cortadas em anéis)

1 Lb de camarão, limpo e sem casca

1 Lb de mexilhões

6 patas de caraguejo *opcional

¼ xícara de cebolinha, picada

½ xícara de salsinha, picada

3 ovos cozidos (e partidos)

 

Como Fazer

  • Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione a cebola, o alho e os pimentões e cozinhe por 4 min, ou até amolecer a cebola. Junte as cenouras, o chuchu e a abobrinha; cubra a panela e cozinha em fogo baixo por 5 min. Ponha dentro os tomates e cozinhe até formar um purê ou por 7 min. Coloque o coloral e o orégano. Adicione o caldo de peixe e deixe cozinhar lentamente. Junte as batatas, sal e pimenta a gosto, e cozinhe sem tampa, em fogo baixo, até as batatas e o chuchu estarem macios ou por 15min.
  • Enquanto o caldo está cozinhando, coloque o peixe, lulas, camarões e mexilhões em tigelas diferentes. Coloque sal, pimenta e 1 col. (sopa) de suco de limão em cada uma das tigelas, e deixe à parte.
  • Adicione o peixe e os mexilhões no caldo e cozinhe por 5 min. Adicione os camarões, as lulas e cozinhe por mais 2 minutos. Adicione a cebolinha e a salsinha e mais limão, se necessário.
  • Por fim, coloque a sinfonia marítima em pratos de sopa, decore com salsinha picada ou, como mencionado acima, adicione os ovos cozidos e sirva.

 

Bom apetite!

 

Facebook Comments