O que você faz quando perde alguma coisa e não encontra de jeito nenhum? Bem, para muitos brasileiros, uma simpatia brasileira típica é invocar o funcionário número 1 do “Departamento Celestial de Achados e Perdidos”: São Longuinho. Só não se esqueça de quando o objeto reaparecer como mágica, de agradecer dando três pulinhos acompanhados de três gritinhos “Obrigado São Longuinho, Obrigado São Longuinho, Obrigado São Longuinho” (talvez bem sozinho, para evitar gracejos…).
São Longuinho, santo celebrado em 15 de março, é especialmente popular no Brasil e na Espanha e no Brasil, mas só existe uma igreja com sua a sua imagem, e esta em Guararema no interior de São Paulo.
São Longuinho vem de “Longinus”, por sua vez, vem do grego “Lonkhe”, que quer dizer lança. Segundo historiadores, Longinus chamava-se Cássio e era um dos centuriões romanos escalados para vigiar Cristo na cruz. Cássio, que sofria de um problema de vista, na Sexta-Feira Santa espetou sua lança no coração de Jesus e acabou levando um jato de sangue em seus olhos – e naquele momento, foi curado i n s t a n t a n e a m e n t e . Cássio converteu-se ao Cristianismo e refugiou-se na Cesaréia onde virou monge. Descoberto, foi decapitado, como tantos outros mártires cristãos.
Considerada a Santa das causas impossíveis, Santa Rita de Cássia, já desde criança demonstrava grande devoção pela Virgem Maria, João Batista e Santo Agostinho. Seu desejo era de entrar na Ordem Agostiniana, mas, obedecendo às regras da época, seus pais a prometeram em casamento, o qual ela aceitou a contragosto. Permaneceu muitos anos casada com Paulo Ferdinando, que mais tarde passou a ser um marido infiel, violento e irascível, e com ele teve dois filhos gêmeos. Seu marido foi assassinado depois de vinte anos e os gêmeos quiseram vingar a morte do pai.
Rita não aceitou a ideia de vingança e em oração pediu que, se eles continuassem com a ideia de vingança, preferia ter seus filhos mortos. Conta-se que ambos adoeceram e morreram em seguida. Triste e desolada, foi procurar a Ordem das Agostinianas, mas não pôde ser admitida uma vez que a virgindade era um dos requisitos. Mesmo assim trabalhou exaustivamente para ingressar na Ordem.
A para normalidade estava presente em sua vida e muitos acontecimentos foram atribuídos a ela. Morreu de tuberculose em 1457, aos setenta e seis anos. O Papa Urbano VIII a beatificou em 1627 e Leão XIII, a declarou santa no ano de 1900. Santa Rita de Cássia é padroeira das esposas e mulheres, da resolução dos problemas matrimoniais e das causas desesperada.