Teria chegado o fim da era dos programas musicais de rádio, onde você apenas sintetiza em uma emissora e recebe uma seleção de músicas? Ou então estamos cada vez mais próximos de extinguir a profissão dos DJs? (Sim, aqueles que animam nossas festas). Essa é uma possibilidade após o mais recente lançamento do Spotify: o Spotify DJ.
A ferramenta, lançada no dia 22 de fevereiro (2023*) promete conhecer tão bem seus usuários que pode escolher o que tocar somente ao apertar um botão. Essa lista de reprodução é personalizada com base em seus hábitos de escuta. O próprio Spotify descreve o recurso como um “DJ IA no seu bolso” que “conhece você e seu gosto musical tão bem que pode escolher o que tocar para você”.
A lista de músicas feita pela IA é infinita, mas permite que os usuários pulem faixas ou troquem de gênero ou artista. É com base nesse feedback que o recurso melhora a experiência dos ouvintes e seleciona melhor as músicas recomendadas. A seleção também engloba faixas atuais e antigas, sugerindo novos artistas de que você possa gostar ou levando-o de volta a faixas que você gostou anteriormente.
Com isso, o recurso tem o potencial de transformar o Spotify em uma experiência passiva e descontraída para aqueles momentos em que os usuários não querem ditar ao Spotify o que transmitir a seguir. Além disso, os usuários também podem se despreocupar em mexer na interface da plataforma em busca de uma playlist.
Como ativar o recurso DJ Spotify
Até a publicação deste artigo, o DJ está disponível apenas em inglês para assinantes do Spotify Premium nos EUA e no Canadá.
Para acessar o recurso, basta acessar seu Feed de Música na página inicial do aplicativo do Spotify (disponível para IOS e Android). A partir daí, basta tocar em “Play” na opção de DJ, que começará a reproduzir as faixas, acompanhadas de um breve comentário.
Fim dos locutores?
Como nos tradicionais programas radiofônicos, o DJ Spotify ainda fornece informações interessantes sobre a faixa, o álbum ou o artista em reprodução por meio de uma voz criada por IA. Essa voz artificial é alimentada pela tecnologia da Sonantic AI , uma startup que o Spotify comprou no ano passado.
De acordo com o Spotify, as palavras que o DJ reproduz são criadas a partir de uma mistura de fontes, incluindo uma sala de escritores cheia de “especialistas em música, especialistas em cultura, curadores de dados e roteiristas”. Essa tecnologia de IA generativa fornecida pela OpenAI – Isso mesmo, a mesma empresa que tem revolucionado o mercado de Inteligência Artificial com o ChatGPT, que já abordamos anteriormente em alguns artigos.
Apesar de bastante recente, especialistas musicais já apontam que o recurso é um meio-termo entre uma estação de rádio tradicional – onde não há um controle sobre o que será transmitido – e uma playlist meticulosamente organizada.
Ainda está cedo para saber se a ferramenta terá um número considerável de adeptos, tendo em vista que muitos podem não se sentir à vontade com uma voz sintética, por exemplo. Há ainda a questão do Spotify já colecionar diversas tentativas de diversificar, o que tornou sua navegabilidade confusa. Vamos ver se um DJ feito por IA pode anular esse ruído.
Já usa o Spotify? Cheque nossos diversos playlists na plataforma incluindo nossas séries California Dreams, o de Funk/Rap, o de Sertanejo, o “Brazilian Classics”, o Churrasco Time, o apenas com Músicos Residentes na Califa, e alguns outros mais!
Facebook Comments