De acordo com a Starbucks, 16 lojas da rede nos Estados Unidos serão fechadas até o final de julho de 2022, por motivo de segurança. Só na Costa Oeste, 12 franquias (6 em Los Angeles e 6 em Seattle) encerrarão o seu funcionamento. No comunicado, divulgado no dia 12 de julho, a corporação disse “Tivemos que tomar a difícil decisão de fechar alguns locais que vem tendo um volume alto de incidentes e que torna inseguro a nossa operação”.
A famosa rede de cafés que se espalhou pelo mundo, também fechará duas lojas em Portland, uma loja na Filadélfia e outra em Washington, D.C., todas pela mesma razão. “A preocupação com a segurança das lojas e com nossos funcionários foi o motivo central para essa decisão de nossa parte”, disse Debbie Stroud, uma das duas vice-presidentes sênior de operações nos Estados Unidos. A nota à imprensa, soltada pela Starbucks, ainda cita vários tipos de preocupações no quesito segurança, inclusive o aumento da violência e do uso de drogas nas áreas das lojas. Segundo a empresa, a decisão está baseada em estatísticas e relatórios de incidentes.
O anúncio de fechamento dessas unidades ocorre em um momento único para a Starbucks, pois funcionários de várias lojas estão em processo de aderirem ao sindicalismo: atualmente mais de 100 das 9.000 lojas da empresa nos EUA desde que os trabalhadores de uma loja em Buffalo, Nova York, se tornaram os primeiros a ingressar em um sindicato no final de 2021. Entre as 16 lojas que fecharam no final de julho está a localizada na 505 Union Station em Seattle que também votou recentemente para se juntar ao Starbucks Workers United.
Na carta enviada aos funcionários, a empresa não mencionou os sindicatos e se concentrou apenas nas questões envolvendo segurança. Reporte policiais de Seattle e Los Angeles, pelo menos, parecem respaldar essas preocupações e a decisão. Em Seattle, os crimes contra a propriedade, que incluem roubo de carros e outros tipos de roubos mais violentos, aumentaram quase 20% nos primeiros cinco meses de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior. Em Los Angeles, o percentual desses tipos de crimes aumentou mais de 14% no mesmo período de 2022. No entanto, em West Hollywood, famoso reduto LGBTQ, esses números são muito maiores de acordo com dados do Xerife do condado de Los Angeles.
As seis lojas de Los Angeles são:
1) Santa Monica & Westmount (8595 Santa Monica Blvd. West Hollywood);
2) Hollywood & Western (5453 Hollywood Blvd #D, Los Angeles);
3) First Stree & Los Angeles (120 S. Los Angeles St. #110, Downtown L.A.);
4) Hollywood & Vine (6290 Hollywood Blvd. Hollywood);
5) Ocean Front Walk & Moss (1601 Ocean Front Walk, Santa Monica);
6) Second Street & San Pedro (232 E 2nd St. Downtown L.A.).
À medida que a Starbucks se proliferava nas últimas décadas, as lojas se tornaram mais do que apenas um lugar para uma dose rápida de cafeína, seja pelo seu café quente ou café frio ou o famoso frappuccino. Seu icônico logotipo de cor verde-floresta passou a ser um sinal de boas-vindas para muitas pessoas ao redor do mundo, e em particular nos EUA. Passou a ser um local para reuniões de negócios, para freelancers que entraram na onda do trabalho remoto, e mesmo para encontros de casais.
A notícia deve ter deixado triste muitos de seus clientes. Por outro lado, se pode entender as razões já que a criminalidade e a falta de segurança nas grandes cidades americanas aumentaram e muito nos últimos anos, em particular, depois da pandemia.