Para o segundo semestre de 2021, o setor de turismo no mundo andou em passos lentos e com calma. O planeta ainda vivia, até meados de outubro de 2021, em sua maioria, a segunda e terceira onda da pandemia de covid-19 e boa parte dos países ainda não tinham sequer 50% da população vacinada.
Mas em 2022, a previsão é que esse cenário mude positivamente. À medida que o período pandêmico dá sinais que pode ser controlado quando a vacinação alcançar os índices desejados nos países, a indústria do turismo no mundo inteiro vai se adaptar e progredir. Com isso, o setor como um todo vai inovar e fazer com que as viagens se tornem mais seguras do que nunca para atrair os viajantes saudosos.
Em 2021, o que permaneceu como tendência em boa parte do mundo – para os que resolveram quebrar o isolamento social e viajar – são as viagens de turismo interno, de carro ou moto, e a poucas horas de casa. Ao invés de voar para destinos internacionais, as pessoas optaram por não se expor e visitar locais próximos à natureza, ao ar livre e mais seguros para aquele momento.
Para impulsionar as viagens, hotéis e companhias aéreas liberaram milhares de promoções para atrair a parcela da população que podia viajar. As empresas de cartão de crédito também ofereceram milhas de bônus para transferir gastos para cartões específicos. A previsão é que isso se estenda durante 2022 por completo.
Outra tendência que aconteceu em 2021 e deve continuar em 2022 é a de viajar sozinho ou com uma ou duas pessoas no máximo. Após longos períodos dentro de casa, apenas interagindo com membros da família, muitas pessoas optaram por viagens individuais ou com outras companhias que estiveram impossibilitadas de ter contato, mas nada que abranja grupos grandes de pessoas.
Quanto a viagens internacionais, a expectativa de grandes setores do turismo era a de que a busca voltasse a crescer entre dezembro de 2021 e maio de 2022. E, pelos indicadores, é o que está acontecendo. Para os brasileiros, em 2022 a demanda será diretamente influenciada pelo câmbio, o que por sua vez, será impactado pelo ano de eleição presidencial.
Já no segundo semestre de 2022, será a vez da retomada do turismo corporativo. Neste segmento, o mundo aposta nos retornos aos moldes normais ou quase normais de convenções, exposições e grandes feiras.
Para o verão de 2022, que acontece em momentos distintos dependendo do hemisfério, grandes hotéis, clubes e resorts que estão perdendo em conferências e congressos de trabalho, devido à queda do turismo corporativo, serão inteligentes e irão comercializar novos pacotes de viagem para reunião entre amigos e familiares, por exemplo.
Por fim, os aposentados também estão dispostos a gastar em 2022. Com dois anos de tantas perdas e tristezas, nunca a vida foi tão valorizada. Aqueles com tempo livre e recursos deverão fazer viagens longas e extravagantes, nas quais nenhum custo será poupado. A aposta da indústria é que este grupo de viajantes vai embarcar em um novo tipo de viagem, atingindo vários países, hospedando-se nos melhores hotéis e utilizando, quando possível, guias particulares para experiências únicas.
* Para passagens aéreas dos Estados Unidos para o Brasil ou América Latina, pacotes de viagens personalizados, hotéis e estadias alternativas, bem como cruzeiros nos Estados Unidos, entre em contato com nossa agente de viagens e organizadora de excursões, Magali da Silva. Telefone/WhatsApp: 1 (323) 428-1963 – e-mail: magali_at_soulbrasil.com