Se já está pensando na sua próxima viagem, aqui vai uma notícia boa: As passagens aéreas estão significativamente mais baratas do que estavam nesta mesma época no ano passado. Em outubro, de acordo com dados de novembro de 2023 do Índice de Preços ao Consumidor feito pelo Bureau of Labor Statistics, as passagens caíram 13,2% em relação ao mesmo mês de 2022. Além disso, estão 5,3% mais baixas do que em outubro de 2019, antes da pandemia.
O preço do aluguel de carros também está mais baixo, com uma queda de 9,6% em relação a outubro do ano passado. Já os preços dos hotéis estão relativamente estáveis em relação ao ano passado. Felizmente, a relativa ausência de aumentos de preços no setor de viagens deve ser uma boa notícia para os turistas preocupados com o orçamento, especialmente considerando que o preço de praticamente todos os serviços e produtos está subindo nos Estados Unidos.
O custo geral para se viajar caiu em média 2% em relação ao mesmo mês de 2022 e aumentou 10% em comparação com outubro de 2019. Em resumo, espere que seja mais em conta viajar nos próximos meses do que foi no ano passado. Em grande parte devido à queda acentuada nas tarifas aéreas, mas ainda assim a conta ficará mais cara do que no período pré-pandemia.
Passagens aéreas
As passagens aéreas são uma das despesas mais variáveis de uma viagem, dependendo da época do ano, da demanda, da oferta e de outros fatores. Isso significa, no entanto, que você pode sim encontrar passagens aéreas mais baratas do que antes da pandemia, se você souber onde procurar.
Uma das formas de economizar em passagens aéreas é usar milhas. Afinal, pagar por viagens com milhas e pontos em vez de dinheiro não é uma tarefa tão assustadora quanto parece. Você pode ganhar milhas com o sistema de recompensa dos cartões de crédito e os bônus de boas-vindas também podem ser uma das formas mais populares de acumular um grande estoque de pontos com muito menos esforço.
Hospedagem
Os hotéis e motéis são outra despesa importante de uma viagem, especialmente se você vai ficar vários dias em um lugar. Em outubro de 2023, os preços de hospedagem – incluindo hotéis e motéis nas cidades dos EUA – caíram 7% mês a mês e estão praticamente estáveis (subiram nominalmente 0,9%) no último ano.
No entanto, os preços de hotéis e motéis são significativamente mais altos do que eram antes da pandemia, subindo 16,8% em relação a outubro de 2019.
Aluguel de carros
Os aluguéis de carros são uma despesa opcional de uma viagem, dependendo se você precisa ou não de um veículo para se locomover. Em outubro de 2023, os preços dos aluguéis de carros caíram 9,6% ano a ano, mas ainda estão 33% mais altos do que em outubro de 2019. Isso se deve à escassez de carros causada pela pandemia, que reduziu a oferta e aumentou a demanda.
Alimentação
As despesas com alimentação são inevitáveis em uma viagem, a menos que você leve sua própria comida ou cozinhe no local. Em outubro de 2023, o custo da alimentação fora de casa subiu 5,4% em relação ao mesmo mês de 2022, e 25,1% em relação a outubro de 2019. Isso se deve à inflação dos alimentos, que afeta tanto os restaurantes quanto os supermercados.
Para reduzir os custos com alimentação em viagens, vá aos supermercados locais – o que pode ser uma atividade divertida por si só – ou leve lanches de casa. Quando estiver em um aeroporto, vá para o lounge. Muitos cartões de crédito têm parcerias com operadoras de lounges de aeroportos, onde normalmente você pode contar com lanches e bebidas de cortesia.
Em resumo, com um pouco de pesquisa e flexibilidade, você pode fazer a viagem dos seus sonhos sem gastar muito, apesar da alta dos valores em alguns outros setores. Esperamos que você faça uma boa viagem e “have fun!”
* Para consultoria e assistência nos Estados Unidos, entre em contato com nossa agente de viagens Magali Da Silva – Fone / WhatsApp: 1 (323) 428-1963. Estamos em Los Angeles na Califórnia e estabelecidos há mais de 25 anos.