A título de informação, é válido começar dizendo que a tecnologia sem fio realiza transferência de dados de um lugar para outro. A velocidade 5G, nesse sentido, diz respeito a uma transferência muito mais rápida que a 4G ou a 3G. Transferir dados não é algo novo, pois já existe há décadas – os militares dos EUA foram os primeiros a fazer em 1948. Já o primeiro uso comercial conhecido foi na década de 60.

Naquela época, as transferências eram básicas e em pequenos volumes. 60 anos depois já podemos ver o quanto as coisas mudaram. Na verdade, nos últimos 20 anos muitas transformações já aconteceram no meio digital.

No ano 2000, de acordo com a empresa Cisco (empresa multinacional de tecnologia), o tráfego global da Internet totalizou 84 petabytes por mês. Pouco, não é mesmo? Já em 2020, a Cisco estimou que esse total chegou a 194.400 petabytes por mês. Isso significa que o tráfego global mensal da Internet hoje em dia (2021) é 2.300 vezes maior hoje do que no ano de 2000.

Só para fazer uma analogia, se uma mídia em formato MP3 (faixa de música) estiver em torno de 1 MB por minuto e a música durar cerca de 4 minutos, um petabyte de música duraria mais de 2.000 anos tocando continuamente. Incrível!

Obviamente há uma razão pela qual o tráfego da Internet aumentou tanto. Não é apenas porque há mais pessoas online, mas sim porque a tecnologia foi aprimorada para permitir a transferência rápida de dados.

Pense em como você usava a Internet no início dos anos 2000. Caso tenha boa memória, vai lembrar que não existia YouTube ainda pois ele foi criado em 2005. Naquela época não era muito divertido assistir a vídeos em um modem de 56k ou 128k. Mas, à medida que a tecnologia de dados foi melhorando, o vídeo se tornou viável.  Com isso, a qualidade das imagens e gráficos, e as velocidades de download melhoraram drasticamente. Agora, com o 5G, as velocidades de transferência de dados são ainda maiores e isso abrirá ainda mais possibilidades tecnológicas.

A recém-chegada tecnologia móvel 5G oferecerá velocidades de download até 100 vezes mais rápidas do que a 4G atual!  Mais velocidade significa menos atraso, mais agilidade. E isso é vital quando a transferência de dados entre dois pontos deve acontecer o mais rápido possível e em tempo real.

O 5G vai permitir transferências muito mais rápidas e terá um impacto radical em muitos setores e inovações: como carros autônomos e telemedicina. Mas afetará outras áreas também, como educação, comunicação remota, streaming de vídeo e muito mais. Novamente, lembre-se de como as coisas mudaram nos últimos 20 anos e como hoje a tecnologia permite que você faça coisas que nas últimas duas décadas eram praticamente impossíveis.

Agora faça um exercício de pensar um pouco em um futuro: imagine o quanto as coisas podem mudar nos próximos meses e anos. O 5G fornece velocidades incríveis de transferência de dados até 100 vezes mais rápidas do que 4G e isso vai impactar completamente nossa forma de usar a internet!

 

*Quer ser especialista em criptomoedas e aprender a fazer investimentos seguros? Nós criamos um treinamento completo sobre criptomoedas, como funcionam, como negociar, como criar a carteira ideal, como trocar, e toda a tecnologia que envolve o negócio! Seja um MESTRE DAS CRIPTOMOEDAS! Acesse este link e compre o curso em preço promocional.

* Gostaríamos de convidar você a ler nossa edição 110 que teve um especial com vários artigos sobre tecnologia na qual falamos sobre 5G e também sobre metaverso, criptomoedas, NFT, tecnologia no ramo de imóveis e automóveis e muito mais. E se não conhece, também queremos que conheça nosso outro website, Kisuccess, que tem foco em marketing, ferramentas úteis e tecnologia em benefício dos bons negócios.

Facebook Comments