fundadora labrffA 13ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival, considerado um dos mais importantes festivais de cinema brasileiro no exterior, será online. O evento também vai abrigar mais uma edição do festival de videoclipes, fundado em 2019, realizado dentro do LABRFF. Mas tudo acontecerá no ambiente digital.

“Estamos acompanhando o desenrolar da pandemia do novo coronavírus, colaborando ao máximo com o setor cultural, e não poderíamos deixar de realizar o LABRFF que é uma vitrine para o nosso cinema, responsável por conectar pessoas e gerar negócios. Mais do que nunca precisamos dessas conexões, para que o audiovisual brasileiro possa superar a crise atual”, explicou a fundadora e diretora do LABRFF, Meire Fernandes.

Para a realização do LABRFF 2020 a direção do festival firmou parceria com uma plataforma inovadora no mercado, a Filmocracy, desenvolvida exclusivamente para dar suporte aos festivais de cinema em todo o mundo. Ela funciona como um serviço de streaming avançado, com catálogo de filmes, teatros virtuais com as salas de cinema, além das salas de reuniões e palestras, onde os participantes poderão acompanhar discussões e debates por meio de videoconferências. A capacidade chega a 10.000 pessoas online ao mesmo tempo.

A interatividade oferecida pela Filmocracy é o diferencial do LABRFF em relação a outros eventos realizados virtualmente por conta da pandemia do novo coronavírus. A experiência na plataforma permite o contato entre todos que estiverem on-line, com áudio, vídeo e chat. Conversar com elenco e diretores dos filmes é uma das possibilidades.

Na abertura do evento online será exibido o longa ‘Piedade’, do diretor pernambucano Cláudio Assis. O filme, que apresenta discussões sociais, tem no elenco nomes como Fernanda Montenegro, Cauã Reymond, Matheus Nachtergaele, Irandhir Santos e Gabriel Leone. A exibição acontecerá logo após o red carpet online e a cerimônia de abertura. 

É válido lembrar que os filmes selecionados para a #StayHomeEdition do Los Angeles Brazilian Film Festival poderão receber distribuição on-line. Com isso, os produtores interessados poderão manter seus filmes on-line para o público de todo planeta, sem nenhum custo adicional. “Nós fechamos uma parceria importantíssima com a Filmocracy, e tenho certeza que será de grande valor para muitos realizadores brasileiros. A possibilidade de distribuição é algo distante para muitos no Brasil, principalmente para o pequeno realizador”, revelou Meire Fernandes.

O festival de videoclipes, lançado em 2019, também irá acontecer. “Criamos mais uma janela para diretores e diretoras de cinema e artistas da música mostrarem seus trabalhos em Hollywood. O 1˚ Los Angeles Latin Music Video Festival (LAMV) foi um grande sucesso, e nós já percebemos a necessidade de ampliar para videoclipes feitos em qualquer parte do mundo”, afirmou Manoel Neto, diretor executivo do LABRFF e fundador do LAMV.

Outra novidade desta edição é a votação popular no LAMV. Com obras de várias partes do planeta, qualquer internauta poderá escolher a melhor em duas categorias: Melhor Music Video e Melhor Performance Artística. A votação é por meio do site labrff.com. “Temos uma diversidade de obras surpreendente, o que é marca do LAMV desde a sua fundação, em 2019. De obra do Oriente Médio ao fenômeno brasileiro Anitta, os ritmos são os mais variados e a nossa votação vai mostrar um termômetro do gosto dos internautas ao redor do mundo. Estamos bem felizes com essa possibilidade”, comemora Manoel.

Este ano, o Los Angeles Brazilian Film Festival também terá uma competição internacional de curtas, abrindo espaço para filmes produzidos em qualquer lugar do planeta. O evento ocorrerá entre os dias 21 e 25 de outubro. Para maiores informações, visite o site oficial do evento.