Por Lindenberg Junior
Resoluções de ano novo podem ser difíceis de cumprir, principalmente quando o desânimo bate após a primeira semana de janeiro. Estudos e dados comprovam que a maioria das pessoas abandona seus planos em meados do mês de fevereiro.
Em nosso website, temos muitos artigos sobre o tema, tanto em inglês quanto em português, mas existem dois dos conselhos, em especial, que vale a pena relembrar para quem quer manter a determinação no cumprimento das metas para o novo ano.
Em primeiro lugar: seja específico e realista. Resoluções que tendem a ser muito grandes ou amplas, sem qualquer reflexão sobre se são práticas ou mesmo possíveis, geralmente são mais difíceis de serem cumpridas. Por exemplo, dizer “eu vou me exercitar mais” soa vago, mas “vou me exercitar por 10 minutos a cada dia” é mais específico. Também poderia ser mais fácil de cumprir do que dizer “vou me exercitar por 30 minutos a mais em cada dia”, se você tem dificuldades de se exercitar diariamente nem que seja por 30 minutos.
Em segundo lugar, se você está reciclando as metas não cumpridas dos anos anteriores, pense porque elas não saíram do papel. A resolução “vou perder peso”, por exemplo, não aborda a questão subjacente do porquê da sua dieta não ser tão saudável quanto você gostaria que fosse. Talvez a frase ou resolução melhor a ser usada seja “vou parar de comprar salgadinhos embalados e de tomar refrigerantes”.
Em suma, a ideia seria ir com calma e não prometer fazer o que possivelmente não poderá cumprir sem muita determinação. Se a ideia de definir resoluções ambiciosas parece opressora, reduza-as para metas menores, mas que ainda assim sejam satisfatórias. O importante é dar um passo inicial, que te permita comemorar seus avanços e te manter motivado! Em outras palavras, é importante você sentir que está trabalhando e progredindo pouco a pouco na direção de mudanças positivas.
Considere transformar as mudanças em hábitos de longo prazo. 2024 foi repleto de desafios e as três palavras que considero mais emblemáticas para representar o que aprendemos no ano que passou são: Reinvenção, Gratidão e Esperança – não uma esperança relativa a “esperar” passivamente, mas sim uma esperança que te motiva a agir na direção daquilo que se quer.
Nesta nova jornada, lembre-se que um dos carros chefes da linha editorial da Soul Brasil, desde seu início – no verão americano de 2002 – foram artigos para alimentar sua alma e sua mente e motivar o seu espírito. Portanto, você tem aqui, nesta revista, uma equipe completa de aliados para encarar 2025!