Se você já viu o clássico de terror do cinema “O Exorcista” (1973), provavelmente se lembra daquelas cenas em que o padre tenta expulsar o espírito da criança possuída, não é mesmo? Bem, afastar pensamentos negativos de nossa mente não exige muito esforço, mas pode ser uma batalha bastante difícil para algumas pessoas. Não é possível dizer simplesmente “vão embora” e esperar que eles sumam, mas é necessário desenvolver uma estratégia de longa data para afastá-los no momento em que aparecem e, o mais importante, mantê-los afastados para sempre.
Aqui neste artigo, selecionamos cinco maneiras que podem te ajudar a pensar de forma positiva e afastar, assim, pensamentos ruins e negativos. Confira.
1) Admita que você tem um problema. Pode ser quase impossível fazer uma autoreflexão sobre esse tópico sozinho, isto porque geralmente não prestamos atenção às nossas palavras ou linguagem corporal. Mas uma maneira útil de avaliar sua postura negativa é criar uma lista. De um lado, anote todos os seus pensamentos positivos daquele dia. Do outro, anote todos os seus pensamentos negativos. Certamente você ficará surpreso com o a quantidade de coisas negativas que uma pessoa carrega na mente no dia a dia.
2) Exercício físicos. Sim, movimentar o corpo é ótimo para mudar seu humor e seus pensamentos. Você não precisa correr uma maratona para que esse tipo de mudança aconteça, basta fazer uma caminhada, dar um passeio, fazer polichinelos, andar de bicicleta, dançar. Na verdade, a dança é bem legal. Experimente colocar sua música favorita e se movimente, sem coreografia mesmo, por alguns minutos. Ao acabar, observe se você está se sentindo carregado de quaisquer energias ou pensamentos negativos.
3) Pratique a gratidão. Se fazer uma lista de seus pensamentos do dia foi o primeiro passo para reconhecer seu problema de negatividade, construir uma lista positiva pode ser o primeiro passo para resolver o problema. Faça uma lista de todas as coisas pelas quais você é grato. Está tendo dificuldades para criar uma lista? Respire fundo, procure um lugar calmo , fique confortável e relaxe. Depois que começar a escrever sua lista, você descobrirá uma mente que vai se encher de atitudes positivas e que vai aprender a olhar o lado bom da vida.
4) Fale sobre seus problemas. Encontre um amigo, membro da família, terapeuta ou ouvido útil para você desabafar. Alguém que te ouça sem julgamento e sem conselhos (a menos que você queira e peça). Você também pode fazer um mantra, orar, se preferir, fazer um diário ou criar um projeto de arte em torno de seus sentimentos. Uma vez que seu problema for externalizado, você se encontrará estranhamente – ou magicamente – sem uma carga de pensamento negativo travando sua mente.
5) Mude seu vocabulário. Faça um balanço de expressões e frases que você usa regularmente, como fez no ponto 1 acima. Elimine frases e palavras negativas do seu dia a dia e observe seus pensamentos mudarem também. Mude também sua linguagem corporal e postura. Evite se curvar e, acima de tudo, sorria!