Por Laís Oliveira
A ideia de comprar seguidores e em apenas minutos alavancar o número de pessoas que te seguem ou seguem sua empresa pode parecer muito atrativa – especialmente para quem está começando a usar o instagram, seja de forma pessoal ou comercial. A quantidade de seguidores passa uma ideia de credibilidade e prova social, mas esses números devem vir de forma orgânica e nós vamos te dizer o porquê.
Antes de tudo, caso você não saiba, comprar seguidores é uma prática ilegal, o instagram não permite, e caso você o faça estará infringindo as regras da plataforma, correndo o risco de perder a conta.
Mas por que o instagram proíbe a compra de seguidores? Esta questão está no cerne da funcionalidade da rede social, afinal o instagram prioriza interações reais, se seus seguidores e amigos estão utilizando a plataforma e todos os mecanismos de relacionamento existentes da rede: curtida, comentário, direct, respostas a stories, lives, e muito mais.
Além disso, o instagram leva muito a sério a eliminação de boats e perfis falsos, além de realmente penalizar contas que difundem esses mecanismos. Por exemplo, em 2019, em uma “faxina” sem aviso prévio, a plataforma removeu de uma vez milhares de perfis, tanto falsos, como aqueles que compravam seguidores, e até mesmo famosos tiveram o número de seguidores reduzido. Melhor não arriscar, não é mesmo?
Para além da questão de regras dentro do instagram, comprar seguidores não é interessante porque, em primeiro lugar, perfis que aparecem com milhares de seguidores do dia para a noite não são bem vistos nas redes sociais. Este tipo de conduta faz com que a empresa ou marca perca credibilidade e autoridade. E você já deve imaginar o trabalho que vai ter para reconquistar a confiança dos usuários caso descubram que você prefere pagar para ter seguidores.
Em segundo lugar, comprar seguidores não te traz retornos reais. Quando você compra usuários não consegue enxergar as métricas do seu desempenho nas redes sociais e, logo, não vai conseguir traçar um plano de engajamento.
E se falarmos no ROI – Retorno Sobre Investimento – aí é que comprar seguidores não vai fazer sentido algum, especialmente nos posts impulsionados e anúncios pagos. Quando você investe dinheiro em posts patrocinados quer que seguidores reais vejam e se tornem possíveis clientes, certo? Mas como isso vai dar certo se boa parte dos seus seguidores forem fake? Você está investindo dinheiro em publicações que não terão interação, interesse genuíno, cliques e, tampouco, serão convertidas em compras.
Em terceiro lugar, você não deve comprar seguidores porque sofrerá um efeito rebote e seu engajamento vai cair! Ter muitos seguidores, mas fake não influenciará em nada seu sucesso no instagram porque esses seguidores não irão interagir com você ou sua marca.
Ao ter muitos seguidores e os posts com poucas curtidas ou sem interação, eus seguidores reais vão perceber que tem algo errado e logo saberão que você terá comprado seguidores fake. Assim, prontamente te darão unfollow. Com seu post tendo pouco engajamento, o seu alcance diminuirá cada vez mais. Isso acontece porque o próprio algoritmo do instagram irá reduzi-lo, ou seja, vai considerá-lo desinteressante.
Em quarto lugar, vai contra seus objetivos, especialmente se você for uma empresa local. A matemática é fácil: se seu negócio é local e for restrito à determinada região ou cidade – no caso de entregas de produtos ou serviços – comprar seguidores não vai adiantar nada.
Isso porque não se sabe de onde eles vêm! Muitos são de outros países, e até continentes. Dessa forma você vai acabar gastando tempo e dinheiro que poderiam ser investidos para criar vínculos com um público que realmente se interessa pela sua empresa ou marca.
Por último, você cria uma popularidade de mentira que vai se voltar contra seu negócio. Não adianta querer assustar ou impressionar seus concorrentes com um número alto de seguidores se o que realmente vale para o instagram são as interações reais.
Além disso, não são somente números de curtidas e comentários que valem, mas se estão vindo de pessoas reais, com interesses reais e que usam de verdade o instagram e que chegaram ao seu perfil graças ao vínculo que você criou com todas elas. Ou seja, criar uma popularidade fake é dar um tiro no próprio pé.
Agora que você já sabe o quão prejudicial é para seu perfil, marca ou empresa, em termos de reputação, engajamento e performance, a compra de seguidores, fique atento e fuja dessa prática!
Lembre-se que o trabalho com redes sociais pode parecer lento e gradual, mas ele se torna eficiente quando você implementa as estratégias corretas de interação com seu público e a forma ideal de vender.
Caso você não saiba como fazer isso, nós podemos te ajudar! Em nosso outro website, o Kisuccess Marketing, oferecemos produtos e serviços na área de marketing digital, incluindo produção de vídeo para pequenos negócios, produção de conteúdo para as mídias sociais e, claro, criação de conteúdo específico para gerar credibilidade e reputação online.