pesquisar no google 1Seja no mundo da propaganda, política ou show business, são várias histórias nonsense e falsas que aparecem em nossa frente todos os dias. Não importa de onde você vem ou qual é o seu tipo de negócio. Estamos todos vivendo na era da “Fake News” (notícias falsas) e há um bombardeio diário de besteiras  e mentiras que invadem nossos celulares, tablets e redes sociais.

Buscar a verdade por inteiro é praticamente impossível atualmente, isto porque a poluição das fake news nos acompanha diariamente e o máximo que podemos fazer é tentar limpar e remover as “nuvens tóxicas” de nosso caminho. Mas será que é mesmo possível eliminar todas as besteiras e o que é falso online?

O universo das mídias sociais como o facebook, o instagram e o twitter nos dão a permissão para encontrar pessoas de mente aberta que nos fazem capazes de seguir e idolatrar qualquer pessoa. O nosso maior dilema está se tornando em tentar digerir a informação com a constante dúvida de não saber se é verdade ou mentira.

David Remnick, editor do New Yorker’s, apresentou o evento “Na Era da Fake News”, em 2017, no palco do Cannes Lions e tentou alertar o público sobre o acúmulo de baboseiras que a mídia em geral está oferecendo ao seu público. Segundo Remmick, há como diferenciar quem fala a verdade e quem mente. O mentiroso sabe o que é a verdade enquanto quem fala besteira não está nem aí para a verdade. Então dessa forma fica mais fácil captar o que é verdadeiro e o que é falso.

Estamos em plena era das “fake news” e você provavelmente tem sido mais enganado do que gostaria. E muito provavelmente tem inadvertidamente enganado também sua família e seus amigos virtuais. Portanto, confira abaixo dicas de como identificar uma notícia falsa:

whatsappConfira a fonte: antes de compartilhar uma notícia, verifique se a fonte é confiável. Dê sempre preferência para portais e sites de renome e/ou que você conheça. Não quer dizer que um grande site esteja livre de publicar uma informação falsa, mas as chances são menores.

Leia a notícia completa: não é raro pessoas compartilharem uma notícia apenas pelo título ou primeiro parágrafo. Ler a reportagem inteira pode ajudar a identificar se aquela informação é ou não verdadeira.

Pesquise sobre a informação: Não custa nada pesquisar sobre a informação no Google e verificar se mais algum site ou portal está noticiando. Caso não esteja, as chances de a notícia ser uma fake news é muito grande. Atenção.

Verifique a data da postagem: Notícias antigas também podem ser divulgadas e compartilhadas, sem que as pessoas percebam que não se trata de algo atual. Então, fique de olho nas datas de publicação.

Erros de ortografia e concordância: Leia a reportagem. Pode acontecer de o jornalista errar uma coisinha ou outra ao longo de uma reportagem, mas, se o texto tiver muitos erros, desconfie.

Navegue pelo site: Encontrou uma notícia e não tem certeza se é verdadeira? Navegue pelo site e entenda se o veículo é mesmo sério, se as reportagens são assinadas por jornalistas, bem escritas e relevantes.

Facebook Comments