Para muitas pessoas, a educação é a força e o pontapé para novas oportunidades e uma vida melhor. No caso de Flávia Santos Lloyd, o desejo pelo conhecimento e a força inerente em sua brasilidade a fizeram superar obstáculos. De imigrante ilegal a advogada de imigração renomada, Flávia construiu uma carreira sólida na advocacia e conquistou sucesso em terras estrangeiras ajudando na vida de diversas pessoas.
Filha de um vendedor de livros e uma professora de escola pública, essa paulista de Santos desde cedo demonstrou ambição e determinação e sonhava em ter uma vida melhor do que suas circunstâncias permitiam. Apoiada pelos pais, Flávia teve acesso a oportunidades de estudo, como aulas de inglês, francês e ballet gratuitas. Teve também consciência de que o estudo era sua chave para progredir.
A educação que transforma vidas
Com o conhecimento acumulado desde cedo, a jovem conseguiu ingressar em Letras – Português/Russo na Universidade de São Paulo (USP), curso que frequentou até o terceiro ano. Flávia, contudo, ainda alimentava o desejo de morar nos EUA, sonho que cultivou desde a infância. Com 20 anos, ela conseguiu uma bolsa de estudos para estudar inglês pelo programa Golden West College, na Califórnia.
“De São Paulo, vim para Huntington Beach em agosto de 1999. Nunca tinha andado de avião antes de vir para os EUA”, relata. Flavia embarcou em uma jornada cheia de incertezas em busca de seus objetivos. “Vim para cá para passar um ano e depois tinha intenção de voltar para a USP. Eu não conhecia ninguém”, continua.
Após concluir a bolsa de estudos, Flávia decidiu não retornar ao Brasil e procurou formas de continuar nos Estados Unidos. Ela então optou em ampliar seu visto de estudante ao ingressar em um curso técnico, mas as dificuldades financeiras a impediram de progredir com o plano. Parecia inevitável que ela teria que retornar ao Brasil, mas, incentivada pelo pedido de seu namorado norte-americano, ela decidiu permanecer no país de forma ilegal. Nesse período, Flávia descobriu que estava grávida, o que tornou sua situação ainda mais complexa.
Um início turbulento
Grávida e com dificuldades financeiras, Flávia encontrou apoio em amigos e conhecidos, mas evitava compartilhar suas dificuldades com a família no Brasil. Durante essa fase ela chegou, inclusive, a morar em um abrigo por algumas noites. Para sustentar-se e cuidar de seu filho recém-nascido, Flávia trabalhou como faxineira e babá.
Após o nascimento de seu filho, Flávia conseguiu os documentos necessários para permanecer legalmente nos EUA. Com a ajuda de sua ex-sogra, ela encontrou um emprego como assistente jurídica, mesmo sem experiência prévia na área. “Em 2002, quando pude trabalhar legalmente aqui nos EUA, eu arrumei um emprego em um escritório de advocacia especializado em imigração. Foi aí o meu segundo contato (primeiro foi com a minha própria documentação) e cai de paixão pela área” ela detalha. Ao longo de 12 anos na empresa, Flávia progrediu em sua carreira, passando de recepcionista a advogada.
Uma nova pessoa na área jurídica
A paixão de Flávia pela área a levou a se especializar em imigração. Ela detalha que possui Associate ‘s Degree in Paralegal Studies, bacharelado em Comunicação, mestrado em Relações Internacionais e doutorado em Direito. “Nunca tinha pensado em ser advogada, mas o trabalho com as pessoas, o dia a dia de realizar sonhos, me levou ao doutorado”, conta.
Atualmente, Flávia Santos Lloyd possui quatro escritórios nos Estados Unidos, localizados em Orlando, na Flórida, e nas cidades californianas de Beverly Hills, San Diego e Newport Beach.
Seus clientes variam entre empresários, atletas e autônomos, além de demais pessoas que buscam orientação para os processos de imigração. A advogada, inclusive, tem como clientes, algumas celebridades brasileiras como Ivete Sangalo, Zé Felipe e Virgínia Fonseca (Influenciadora).
No total, Flávia Santos Lloyd está no campo da imigração há mais de duas décadas e sua experiência como imigrante ilegal e sua luta para alcançar o sucesso profissional a tornaram uma advogada de respeito e em quem muitos confiam. Para os que tem status de ilegal ela dar um conselho simples: “Tome cuidado, pague os seus impostos e não cometa crimes! Não feche as suas portas antes mesmo de poder abrí-las” – www.santoslloydlaw.com