Você conhece a plataforma Audius? Ele é um streaming, assim como o Spotify, o Deezer ou o SoundCloud, mas foi criado baseado na tecnologia do blockchain – diga-se Ethereum e Solana. Em outras palavras, o Audius é uma plataforma descentralizada de streaming de música e, como diz a própria empresa, de propriedade de artistas, fãs e desenvolvedores. O Audius foi criado em 2018, mas apenas em 2021 ganhou popularidade graças à sua parceria com o gigante TikTok e algumas celebridades da música.
Mais recentemente, no mês dezembro de 2021, a empresa Audius voltou a fazer novas parcerias interessantes e estratégicas e junto com a DeFi Land , uma plataforma descentralizada que mistura NFT, Game, e Terras Fertéis no metaverso, está integrando um cenário virtual de lindas paisagens campestres com seu serviço de streaming e a estreia de uma torre de rádio FM erguida nesse cenário. A nova parceria permite que os usuários transmitam qualquer uma das milhões de músicas da biblioteca Audius enquanto jogam.
A DeFi Land, por outro lado, ensina seus jogadores os conceitos de finanças descentralizadas por meio de simulações e conseguiu um financiamento de US$ 4,1 milhões em setembro (2021) liderada pela Animoca Brands e a Alameda Research.
A nova parceria é o mais recente esforço da Audius para trazer seu modelo de música tokenizado para o mainstream. O serviço parece ser mais modelado com o SoundCloud do que o Apple Music ou o Spotify, permitindo aos usuários fazer upload de suas próprias músicas monetizadas por meio de tokens em vez de royalties. Ainda no mês de setembro (2021) a Audius conseguiu levantar US$5 milhões de fundos com produtos básicos dos artistas Katy Perry, Pusha T e The Chainsmokers.
“Estamos compartilhando uma nova maneira de nos envolvermos com finanças descentralizadas e ampliando nossa visão e espaco”, disse o fundador do DeFi Land, DFL Erwin, em um comunicado à imprensa. “Integrações como essas são muito valiosas para adoção em massa porque oferecem uma experiência de usuário única para uma participação mais fácil e amigável. Estamos ansiosos para ver o que vem a seguir”, complementou o fundador da DeFi Land.
A Audius visa devolver mais recompensa em formato de dinheiro e poder aos artistas, conectando-os diretamente aos ouvintes e eliminando as gravadoras e os intermediários assim como outras plataformas de streaming como o Spotify. No caso da Audius, os artistas recebem 90% da receita das vendas, com os outros 10% indo para as operadoras que oferecem suporte à rede. A Audius diz em seu site oficial que não ganha receita ou faz dinheiro por meio dessa partilha, mas sim de outras formas.
No mundo já hipercompetitivo de streaming de música, o Audius pode parecer quase imperceptível. Com seis milhões de usuários mensais (Dezembro, 2021), a plataforma representa menos de 2% dos estimados 445 milhões de assinantes de streaming de música em todo o mundo. Mas o “pequeno tamanho” da Audius de um lado desmente um crescente interesse em 2021 no mundo da música. A revista Rolling Stone, no segundo semestre de 2021, elogiou a empresa, que tem sede em San Francisco, como “uma rival do Spotify”.
Se você gosta dessa e de outras temáticas relacionadas à tecnologia, nossa edição 110 de Nov/Dez de 2021 teve o tema “Tecnologia” pela primeira vez em quase 20 anos de Soul Brasil e lá você encontra vários artigos interessantes sobre NFT, Metaverso, o que se pode esperar em um futuro próximo com 5G e Robótica, e muito mais! Confira e compartilhe com quem pode gostar!
Facebook Comments