militares americanos foto

Foto: U.S. Army

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enfrenta um grande dilema. Ele tem até o dia 1º de maio para retirar as tropas americanas do Afeganistão – que foram enviadas logo após os ataques de 11 de setembro de 2001. O presidente possui apenas três alternativas, com potenciais riscos. Veja a seguir cada uma delas.

  1. Retirada Imediata

Mais de duas décadas presente no Afeganistão, a retirada imediata de cerca 3.500 soldados pode ser logisticamente difícil, diz Joe Biden, apesar do acordo fechado entre o governo norte-americano anterior e o Talibã. Fora que a partida precipitada das tropas pode trazer consequências ao país do Oriente Médio. Isso porque o grupo fundamentalista islâmico, que promove e apoia atos terroristas contra civis e militares afegãos, pode retomar ao poder através da sua força bélica. Além disso, o dilema a respeito do prazo pode refletir diretamente na política interna. Isso gera preocupação.

  1. Atrasar

Mesmo apoiando as negociações de paz entre o Talibã e o governo democrático do Afeganistão, os Estados Unidos podem estender a retirada das tropas por alguns meses. Biden é favorável a essa alternativa. A opção evita o caos de uma saída rápida, pois atrasa os possíveis atos de violência. A chegada a um acordo entre o Talibã e o governo afegão a respeito da divisão de poder pode ser demorada. Mas se houver demora, o grupo terrorista é capaz de voltar a atacar.

  1. Ficar

Biden pode concluir que algumas tropas americanas devem permanecer no Afeganistão para apoiar os militares afegãos com a justificativa que eles continuam fracos. Assim é possível prolongar o envolvimento dos Estados Unidos nessa guerra por mais uma década. É importante ressaltar que, até agora, o conflito custou cerca de US $ 2 trilhões e milhares de vidas afegãs, americanas e aliadas.

A saída pode ser uma reversão completa de todos os ganhos já obtidos nos últimos 20 anos. Mas a presença de tropas perpetuamente não é algo que os líderes políticos desejam vender ao público. É uma situação complicada e que requer muita análise.

Facebook Comments