Por Laís Oliveira
Após ter cometido um crime brutal em 2011, apenas agora, em 2022, um homem foi julgado e condenado a 20 anos de prisão. Paulo Sérgio Vieira, na época com 41 anos, assassinou a esposa, Edinalva Ferreira, na época com 24 anos, covardemente com golpes de taco de beisebol em Boston, Massachusetts, há dez anos e fugiu do país.
O feminicídio aconteceu no dia 05 de setembro de 2011, quando o acusado matou a mulher por puro sentimento de posse, dentro do apartamento do casal. Ele ainda deixou o corpo dentro da casa, com o ar condicionado ligado (para retardar o estado de putrefação) e deixou os Estados Unidos às pressas, no dia seguinte, voltando para o Brasil.
O corpo de Edinalva só foi encontrado 17 dias depois, quando o crime foi revelado. Ao chegar no Brasil, Paulo Sérgio dissimulou a situação da morte da esposa e até participou de um churrasco de boas-vindas organizado pelo pai dela como se nada tivesse acontecido.
Desde então, o acusado esteve praticamente solto, tendo cumprido apenas 30 dias de prisão temporária em 2013. Na sessão do júri, que aconteceu no último dia 11 de fevereiro, a promotora de Justiça Renata Valladão Nogueira Lopes Lins destacou que a motivação do crime foi o ciúme e o sentimento de posse do marido.
Ao final do julgamento, que aconteceu no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, o júri reconheceu que o crime foi praticado por motivo torpe e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Renata Valladão Nogueira Lopes Lins relatou detalhes estarrecedores do crime, além da conduta do criminoso, classificado pela denúncia como “frio, egoísta e controlador”.
Após o julgamento e dada a sentença, Paulo Sérgio Vieira deixou o Fórum preso e foi direto para o sistema penitenciário onde deve cumprir 20 anos de prisão.
Facebook Comments