will chrisApós a polêmica acontecida durante a cerimônia do 94º Oscar, no dia 27 de março, quando o ator Will Smith deu um tapa no rosto do apresentador Chris Rock, o conselho de diretores da instituição revelou qual seria a punição do ator na sexta-feira (08/04).

Will Smith não poderá comparecer ao Oscar, ou a qualquer evento promovido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, durante os próximos dez anos, ou seja, até 8 de abril de 2032.

A informação foi divulgada pela revista People. Em carta, o presidente da Academia, David Rubin, diz: “Por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente , incluindo, mas não limitado ao Oscar”.

“Esta ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção a um objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados e restaurar a confiança na Academia. todos envolvidos e impactados”, revela ainda a carta.

A decisão vem após o próprio ator deixar a Academia no dia 01/04, quando demonstrou arrependimento após o tapa dado em Chris Rock. Em comunicado revelado à imprensa, Will Smith afirmou que o tapa machucou muita gente e que acredita que suas ações atrapalharam a comemoração dos concorrentes da noite.

will smith capa 2“A lista dos que machuquei é longa e inclui Chris, a família dele, muitos dos meus queridos amigos e amados, todos os presentes e um público global em casa. Traí a confiança da Academia. Privei os outros indicados e vencedores da oportunidade de celebrar e serem celebrados por seus trabalhos extraordinários. Estou de coração partido”, relevou Will.

Em outro trecho do comunicado, Smith justifica a decisão de deixar a Academia para que a atenção dada ao acontecido seja revertida aos vencedores da noite do Oscar.

Quanto à punição do Oscar à Will Smith, é válido lembrar que a proibição diz respeito à presença nos eventos. A decisão não impede que o ator seja indicado ao prêmio neste período e nem tira a estatueta que ele ganhou de melhor ator em 2022.