Quantas vezes você já pensou em fazer algo que gostaria, mas percebeu que não tem tempo para isso? Quantas vezes uma semana inteira passou rapidamente e você sequer reservou alguns minutos para si mesmo? Não se frustre, você não está só, esse é um cenário bastante comum nos dias de hoje. Mas saiba que mesmo com uma enorme lista de afazeres e uma agenda cheia, você também deve se tornar uma prioridade.
Trabalho, filhos, demandas de casa, estresse, contas a pagar, cozinhar… Sim, a lista é longa, mas sem autocuidado vamos nos esgotar rapidamente, e aí para onde irão todas essas responsabilidades? Quando você negligencia suas próprias necessidades e saúde mental, tudo a sua volta é afetado.
Reuniões, prazos, tarefas e compromissos estão todos marcados em sua agenda com dia e horário certo, mas, provavelmente, não há sequer uma hora reservada apenas para você durante a semana. Para o seu bem estar, isso precisa mudar. Todo mundo precisa de tempo para si mesmo. Para respirar com calma, descontrair, se divertir, experimentar, explorar hobbies, descobrir habilidades e fazer nada, claro. O ócio é fundamental em pequenas doses.
Pensando em te ajudar a finalmente aprender a reservar tempo para si mesmo, aqui estão 5 dicas valiosas que você deve colocar em prática o quanto antes. Confira:
1) Aprenda a priorizar
Não adianta querer fazer tudo de uma vez para riscar as demandas da lista. Um plano bem organizado vai te deixar menos estressado e sua semana mais produtiva. Agendar as tarefas com antecedência pode ser um excelente método para garantir que você não perca mais tempo do que devia e não sobre nada para si mesmo.
Ao tomar medidas para priorizar o seu trabalho, é possível assumir uma atitude proativa em vez de reativa. Dessa forma, você aumentará a sua produtividade, cumprirá os prazos e fará uma melhor gestão do seu tempo no trabalho.
2) Aprenda a dizer “não”
É impossível dizer “sim” para tudo. Seu tempo é muito valioso e deve ser gasto em atividades que dão sentido à sua vida. Tudo bem se você não quiser ir naquele almoço com um amigo, por exemplo, ou naquele evento familiar. O mais importante é estar ciente de que você precisa desse tempo para ficar sozinho. Lembre-se: pessoas que sabem estabelecer limites e dizer “não” ganham respeito e credibilidade, pois também sabem respeitar os limites das outras pessoas.
3) Aperte o botão de desligar
Faça uma pausa do seu telefone, em especial das redes sociais, e do seu computador. Comece com poucos minutos e aumente analisando sua agenda e até onde pode ir. As mídias sociais são ótimas ferramentas e têm suas vantagens, mas também causam distração, perda de tempo e até vícios – dependendo da forma de usar.
O assunto é tão sério que há diversos estudos mostrando os benefícios de dar uma pausa da internet e redes sociais. Pesquisadores da Universidade de Bath (Reino Unido) avaliaram os efeitos na saúde mental de uma pausa de uma semana nas redes sociais. Para alguns participantes do estudo, isso significava liberar cerca de nove horas da semana que, de outra forma, seriam gastas olhando Instagram, Facebook, Twitter e TikTok. O estudo foi publicado na revista Cyberpsychology, Behavior and Social Networking.
4) Observe a hora que sai do trabalho
Se você tiver determinada liberdade ou puder negociar em seu emprego, faça questão de sair do trabalho pontualmente ou, se possível, um pouco mais cedo, pelo menos uma vez por semana, se não com mais frequência. Em seguida, aproveite esse tempo livre e se dedique ao seu passatempo favorito, isso pode incluir uma massagem, meditação, passar tempo com um amigo que você não vê com muita frequência ou fazendo qualquer coisa que ajude a relaxar. Esse tempo é seu, aproveite-o!
5) Aprenda a delegar
Existem responsabilidades que em casa ou no trabalho que podem ser delegadas a familiares, assistentes ou mesmo profissionais que podem ser remunerados? Se este for seu caso, pense na opção. Mesmo gastando um pouco de dinheiro pagando a outros profissionais para exercer determinada tarefa, você vai ganhar um tempo extra, liberdade, bem-estar e ainda vai colher benefícios adicionais de ter um profissional à frente de uma tarefa específica: melhores resultados, por exemplo.
Por fim, observe que não existe uma quantidade correta de tempo solo que funcione para todos. Pense em coisas que você gostaria de fazer sozinho e, em seguida, comece a praticá-las sozinho. Priorize-se mais e viva melhor!
Facebook Comments