A qualidade dos aeroportos desempenha um papel crucial na experiência de viagem dos passageiros. A partir disso, a AirHelp, renomada empresa de compensação de voos sediada em Berlim, divulgou em 9 de julho (2024*) seu aguardado AirHelp Score de 2024, destacando os melhores terminais aéreos do mundo. Surpreendentemente, dois aeroportos brasileiros conquistaram posições de destaque: o Aeroporto de Brasília-Presidente Juscelino Kubitschek e o Aeroporto Internacional de Belém que conquistaram, respectivamente, a quinta e a nona posição.
Ao todo, o AirHelp Score avaliou 239 aeroportos globalmente, com a participação de 17,5 mil usuários de 64 países, utilizando dados coletados ao longo de um ano. A metodologia do ranking incorpora estatísticas de pontualidade, opiniões dos clientes e qualidade das comodidades, oferecendo uma visão abrangente da experiência aeroportuária global.
O Aeroporto de Brasília-Presidente Juscelino Kubitschek, situado na capital brasileira, foi destaque por sua pontualidade de voos, opinião dos clientes e qualidade das opções de alimentação e lojas, o terminal obteve uma média final de 8,32.
Já o Aeroporto Internacional de Belém, no estado do Pará, alcançou uma média de 8,26 pontos. Com uma forte pontuação de 8,3 em pontualidade de voos e 8,3 na qualidade dos serviços de alimentação e lojas, os passageiros se mostraram satisfeitos com a infraestrutura e os serviços oferecidos. O equipamento, inclusive, faz voos diretos para a Flórida, nos Estados Unidos.
Apesar das colocações brasileiras, de acordo com avalia Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil, o país não apresentou os resultados esperados. “Neste ano, o Brasil registrou menos destaques no ranking em relação aos levantamentos anteriores, com apenas 2 aeroportos entre os 10 melhores do mundo. Os aeroportos de Brasília e Belém mantiveram-se nas primeiras posições com boas avaliações”, pontuou.
Confira o AirHelp Score de 2024 completo:
- Aeroporto de Hamad, Doha (Catar)
- Aeroporto da Cidade do Cabo (África do Sul)
- Aeroporto Chubu Centrair, em Nagoya (Japão)
- Aeroporto de Osaka, em Itami (Japão)
- Aeroporto de Brasília-Presidente Juscelino Kubitschek (Brasil)
- Aeroporto O.R. Tambo, em Joanesburgo (África do Sul)
- Aeroporto de Mascate (Omã)
- Aeroporto de Salt Lake City (EUA)
- Aeroporto de Belém/Val-de-Cans (Brasil)
- Aeroporto de Narita, em Tóquio (Japão)
Fora do Top 10, outros dois outros aeroportos brasileiros se destacaram no cenário global: o Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes e o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Tancredo Neves, classificados respectivamente em 14° e 19° lugares na lista dos melhores aeroportos do mundo.
Os resultados da AirHelp mostram que o Brasil continua a se destacar globalmente no setor aeroportuário, mas o país enfrenta desafios para ampliar sua presença no ranking global. Esse estilo de levantamento contribui para a competitividade e, principalmente, a contínua melhoria na qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros.
* Para passagens aéreas, pacotes de viagens personalizados e estadias ou cruzeiros nos Estados Unidos, entre em contato com nossa agente de viagens Magali Da Silva ou visite essa outra página para consultoria e assistência nos Estados Unidos. Estamos em Los Angeles na Califórnia e estabelecidos há mais de 25 anos.