Publicado em 25/06/2015

brasil-eua

Foto: Divulgação

O Brasil pretende incluir esta pauta nas negociações com os EUA. Segundo Aloizio Mercadante, Ministro-chefe da Casa Civil, esta medida pode servir como moeda de troca ao pedido de empresários norte-americanos para que o Brasil libere a operação de rotas aéreas domésticas por empresas estrangeiras.

“A questão dos céus abertos (abertura do mercado aéreo brasileiro) pode vir junto com a desburocratização dos vistos. O Brasil é um regime democrático pleno e não tem guerra há 150 anos. Como a rejeição de vistos brasileiros para os Estados Unidos é muito baixa, a isenção facilitaria o turismo, os negócios e estimularia a aproximação cultural e econômica”, declarou o ministro.

Alozio Mercadante, no entanto, reconheceu que estas negociações ainda não começaram e pode demorar para que uma decisão seja efetivamente tomada. “Não sei se teremos respostas rápidas, mas vamos aguardar resposta do governo americano para dar um primeiro passo importante na liberação dos vistos”, revelou o ministro no Fórum de CEOs Brasil-Estados Unidos, evento que reuniu empresários e representantes dos governos dos dois países.

O evento resultou em pautas de negociações também nos setores de comércio exterior, energia e tecnologia que serão acompanhadas entre os dois governos nos próximos seis meses.

Facebook Comments