Por Laís Oliveira
Ela é a capital mais jovem do Brasil e completou, em abril de 2022, 62 anos de existência. Planejada para ser uma metrópole futurista no meio da planície de Goiás, Brasília hoje é sinônimo de turismo arquitetônico e urbanístico, e a cidade de onde todas as decisões políticas mais importantes do Brasil saem.
A capital do Distrito Federal fica localizada bem no Centro-oeste brasileiro e recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade – único bem contemporâneo a receber essa distinção concedida pela Unesco – devido ao incrível conjunto arquitetônico de todo o Plano Piloto de Brasília.
Brasília foi planejada para ser um museu a céu aberto, um paraíso para os que amam fazer turismo cultural ou são estudantes ou profissionais de arquitetura, urbanismo, história da arte e design. Por lá se vê prédios homogêneos, ruas largas e arborizadas, parques e setores pensados no bem-estar da população e do visitante, e todos levam a assinatura de alguns mestres da arquitetura como Oscar Niemeyer e do urbanismo como Lucio Costa.
Na verdade, a cidade é um exemplo vivo da aplicação do urbanismo moderno. O traçado original e a organização em quatro escalas – monumental, residencial, gregária e bucólica – fazem de Brasília uma cidade única no Brasil, conferindo-lhe relevância na milenar história do urbanismo. Além de Niemeyer e Costa, há pela cidade obras de artistas como Bruno Giorgi, Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão e Burle Marx, entre outros.
Niemeyer, por exemplo, é responsável pela assinatura de cerca de 80 edificações no Distrito Federal, a primeira delas antes mesmo da inauguração de Brasília: o Catetinho, erguido em apenas 10 dias, em 1955. A mais recente foi a Torre de TV Digital, entregue ao público em abril de 2012, na comemoração dos 52 anos de fundação da cidade.
Para os turistas, uma ótima notícia: no interior dos prédios e monumentos, as obras de artistas renomados podem ser visitadas sem nenhum custo, em horário específico. Para se deslocar, há uma ampla variedade de táxis e serviços de viagem com preços bons e ainda uma linha de metrô que permite visitar confortavelmente várias áreas.
O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek fica a 10 minutos do Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, e qualquer rota é muito fluida na cidade, exceto, claro, em alguns horários de pico.
Além do turismo arquitetônico e cultural, Brasília possui uma ampla oferta de shopping centers, onde também são realizadas feiras temáticas, atividades culturais e festivas. A noite local é movimentada com diversos restaurantes e bares cheios de comidas saborosas, música e gente animada.
Para te ajudar a desbravar Brasília, vamos listar alguns pontos importantes e imperdíveis para visitar. Confira.
- Palácio Itamaraty
O local é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e atrai olhares pelo estilo minimalista do edifício. Sua estrutura é circundada por uma linda vegetação e espelhos d’água e é formada por sólidas colunas e amplas janelas. Um espetáculo da arquitetura de Brasília que vale a pena ser registrada em belas fotos e vídeos.
- Memorial dos Povos Indígenas
O memorial foi inspirado na maloca redonda dos índios Yanomami e assume a forma de espiral. Fica situado no Eixo Monumental de Brasília e busca representar a diversidade da cultura indígena.
- Palácio do Planalto
Essa é uma das casas do presidente da República e se destaca pela beleza minimalista do seu conjunto arquitetônico. O projeto é composto por espelhos d’água e pela impressionante rampa de entrada que leva a assinatura de Oscar Niemeyer.
- Museu Nacional Honestino Guimarães
Concebido em forma de cúpula e precedido por proeminente rampa, o museu representa o estilo moderno e minimalista que retrata a cidade e atrai centenas de pessoas semanalmente.
- Ponte JK
Essa ponte é outro sucesso arquitetônico de Brasília e foi projetada com três arcos assimétricos que se assemelham a uma pedra quicando sobre o espelho d’água. Em 2003, a Ponte JK foi eleita a mais bonita do mundo.
- Palácio Alvorada
Outra das residências oficiais do presidente da República, o Palácio da Alvorada é pelas esculturas “As Laras”, de Ceschiatti, e “O Rio dos Ritmos”, de Maria Martins, e abriga um rico acervo artístico, com obras de renomados artistas brasileiros e estrangeiros.
Localizado na Praça dos Três Poderes, o Panteão da Pátria preserva a memória dos heróis nacionais e é monumento que foi construído para homenagear a liberdade e a democracia do Brasil. A forma inspirada na imagem de uma pomba traduz o profundo significado dessa arquitetura de Brasília que o turista certamente vai querer fotografar.
- Catedral Metropolitana de Brasília
Mais um projeto de Oscar Niemeyer, a catedral foi o primeiro monumento a ser criado no Distrito Federal. Com suas linhas singulares e originais, o templo, cujo nome oficial é Catedral Nossa Senhora de Aparecida, está localizado entre as várias obras arquitetônicas da Esplanada dos Ministérios.
- Palácio do Jaburu
Esta é a residência oficial do vice-presidente da República e se destaca pela beleza da vegetação que encobre o jardim. O paisagista responsável pelo local foi Roberto Burle Marx que concentrou espécies de árvores típicas do cerrado original. Hoje, elas dividem a paisagem com plantas também de outras regiões do Brasil.
- Prédio da Biblioteca Nacional
Assumindo a forma de um retângulo, essa é mais obra desenhada por Niemeyer – mas que só foi inaugurada em 2008. O prédio integra o Complexo Cultural da República, juntamente com o Museu Nacional e sua praça, e é considerado o maior centro literário e de estudos do Distrito Federal.
- Santuário Dom Bosco
O santuário é uma homenagem ao padroeiro da capital federal, São João Belchior Bosco, e foi construído e decorado com lindos vitrais em 12 tonalidades de azul. O Santuário Dom Bosco é tão bonito que foi eleito uma das sete maravilhas de Brasília, em 2008, pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais.
Agora que você já conhece Brasília e já anotou os pontos mais interessantes para conhecer na cidade, basta planejar seu roteiro e comprar as passagens!
* Para consultoria e assistência nos Estados Unidos ou passagens para o Brasil e America Latina, entre em contato com nossa agente de viagens Magali Da Silva – Fone / WhatsApp: 1 (323) 428-1963. Estamos em Los Angeles na Califórnia e estabelecidos há mais de 25 anos.