fogos NYBoa notícia para os moradores da Califórnia e de Nova York. Após atingirem a meta de vacinar 70% de sua população adulta, os dois estados retiraram, na terça-feira (15), quase todas as restrições para o setor de serviços e reuniões sociais.

Com duas das populações mais numerosas dos Estados Unidos, eles foram uns dos estados mais afetados pela pandemia de covid-19. Nova York foi, inclusive, o epicentro de covid-19 há um ano, entre maio e junho de 2020, quando o número de casos explodiu no país.

A notícia da liberação das restrições foi recebida com fogos pelos moradores. Em Nova York, os restaurantes não terão mais de afastar as mesas com uma distância de dois metros e salas de cinema poderão receber a lotação máxima. Os prédios comerciais deixarão de medir a temperatura corporal de seus ocupantes.

Na Califórnia, onde 72% dos adultos já receberam ao menos uma dose da vacina, o governador Gavin Newson chamou a terça-feira de “Dia de Reabertura”. As restrições retiradas são similares às de NY.

village 1357192 1280Lá atrás, nos primeiros meses de 2020, o governo estadual foi o primeiro a fazer um lockdown. Na terça-feira de reabertura, a média diária de morte por coronavírus no estado estava em 21. Eram mais de 500 no início do ano.

Com a liberação das restrições, aos poucos, a vida vai voltando ao normal. Com o avanço da vacinação, a média móvel dos últimos sete dias de novos casos, de hospitalizações e de mortes está em queda nos Estados Unidos. Os números da pandemia são os mais baixos desde o final de março de 2020.