Por Lindenberg Junior
Você sabe como os seus clientes se sentem em relação a sua empresa ou ao seu negócio? A verdade é que no caso particular dos proprietários de pequenas ou médias empresas, a resposta a essa pergunta em sua maioria seria – não. Claro, você provavelmente já ouviu falar coisas positivas por parte dos clientes mais próximos a você ou mais antigos, mas esse feedback realmente é honesto? Serão esses os únicos feedbacks que você precisaria para fazer uma avaliação? Como você sabe que ate mesmo esses mais “amigáveis” vão referir a sua empresa?
Fortes referências por parte de seus clientes deve ser uma das principais metas de sua empresa e uma maneira efetiva de lograr isso é garantir que seus produtos e/ou serviços são notáveis. Isto significa que abrange o básico como a forma de atendimento ao cliente, o tempo de entrega de uma mercadoria ou a conclusão rápida de um problema pendente. O mais importante em suma significa criar uma boa experiência ao seu cliente, aquela que excede todas as expectativas em um conjunto.
Você deve saber que para alcançar essa meta é preciso em primeiro lugar se completar todo um processo de serviço ao cliente – de um treinamento adequado dado aos seus funcionários à atualização e supervisão dos mesmos e/ou de sua equipe de vendas. Em segundo lugar, é muito importante ter próximo a você e a sua empresa, um especialista em relações publicas ou em marketing de comunicação – seja em sua equipe, internamente, ou através de um consultor, externamente.
Se você já é um empreendedor, de alguma forma, provavelmente já deva saber sobre as primeiras estratégias mencionadas acima. Mas talvez ainda não tenha parado para pensar na real importância do segundo passo e que se refere a essa relação empresa-cliente. Gostaria de lembrar que estamos em uma nova era tecnológica, e que tanto um monitoramento do que os seus clientes pensam e desejam assim como a criação de conteúdo informativo para suprir dados importantes sobre os seus serviços e produtos passa a ter um papel fundamental nesses dias de alta competitividade.
Entre algumas dessas medidas de marketing de comunicação esta a criação de um blog, uma sessão “imprensa” no website da empresa, uma pagina de negócios no Facebook, uma conta no Twitter e/ou a implementação de produção e distribuição de press-releases entre outras coisas. Mas essas medidas apenas passam a ter valor se existir uma produção de informação e sua constante atualização – nesse caso, sempre suprindo conteúdo que seja relevante à empresa ou a área de atuação da empresa, direta ou indiretamente.
É por isso que o papel do profissional de comunicação passou a ter mais importância no âmbito corporativo e empresarial, inclusive para pequenas empresas. Saber como se comunicar e melhor interagir com o seu cliente ou potencial cliente passou a ser peça chave e quase que obrigatória para se gerar mais negócios. Em outras palavras, vale a pena ter alguém na área de comunicação e marketing para ajudá-lo na produção de conteúdo relevante a sua empresa ou ao segmento de seu negócio; no monitoramento do que se esta comentando sobre a sua empresa, seu produto ou serviço; e na atualização de ideias e tendências em marketing e relações públicas que podem ser adotadas para melhorar o desempenho da empresa.
* Visite nosso outro site com foco em marketing, negócios e empreendedorismo e saiba mais, desde marketing de conteúdo e produção de vídeo para pequenas empresas até design, assessoria de imprensa, SEO e desenvolvimento web – www.kisuccess.com