Se você utilizou o Facebook nos últimos 16 anos, você pode ter direito a parte de uma indenização no valor total de US$ 725 milhões. A quantia é decorrente de um processo em andamento desde 2018, quando foi revelado que a Meta – empresa que gerencia o Facebook – vazou informações pessoais de usuários da rede social. Os usuários qualificados para resgatar os valores têm até o dia 25 de agosto para registrar uma reclamação.
De acordo com a Justiça dos Estados Unidos, podem estar enquadrados como qualificados para solicitar parte do valor usuários do Facebook nos Estados Unidos entre 24 de maio de 2007 e 22 de dezembro de 2022. Para solicitar uma parte da indenização, clique aqui.
A indenização contra a Meta é decorrente das acusações referentes a divulgação e utilização indevida de dados dos usuários nas eleições presidenciais de 2018. Na ocasião, informações pessoais de americanos teriam sido fornecidas à empresa de consultoria de dados Cambridge Analytica.
“Inúmeras ações judiciais foram movidas em nome de usuários do Facebook, que alegam que o Facebook/Meta compartilhou dados de usuários sem a sua permissão, cujos dados foram compartilhados. A Meta nega expressamente qualquer responsabilidade ou irregularidade”, declarou a Justiça americana no portal onde as solicitações das indenizações podem ser solicitadas.
O processo foi encerrado em dezembro do ano passado. Estima-se que cerca de 87 milhões de pessoas tiveram suas informações pessoais acessadas indevidamente.
O que é preciso saber para solicitar a indenização do Facebook?
Os usuários têm até 25 de agosto para solicitar os valores e a aprovação final deve ocorrer em setembro deste ano. Contudo, as pessoas que queiram seguir adiante no processo contra a Meta devem cancelar a solicitação até 26 de julho.
Não há um valor definido que os usuários possam receber, apesar de provavelmente ser pequena em comparação ao valor total de US$ 725 milhões. A quantia repassada aos que solicitam parte da indenização dependerá de uma série de fatores, como o número de pessoas que preencherem um formulário de reivindicação. O maior pagamento será destinado aos advogados responsáveis pelo caso.
Para reivindicar sua parte na indenização, é necessário preencher o formulário, ou imprimir a reivindicação e enviá-la para: Facebook Consumer Privacy User Profile Litigation, c/o Settlement Administrator, 1650 Arch Street, Suite 2210, Philadelphia, PA 19103.
Estima-se que levará cerca de duas semanas para concluir o envio dos cheques e o processamento dos pagamentos eletrônicos. Se você solicitou o pagamento mas ainda não recebeu a quantia, o usuário é aconselhado a aguardar até meados de abril para fazer uma consulta. Se você mudou seu endereço recentemente, envie um e-mail para admin@facebookbipaclassaction.com.