sick 4890118 960 720O impacto que uma pandemia tem sobre indivíduos em termos psicológicos, sociais e financeiros pode ser devastador. Compreender as pandemias passadas e seus efeitos adversos na vida das pessoas, bem como na economia, pode nos ajudar a aprender com esses eventos passados.

Refletindo sobre uma pandemia anterior é possível evitar que se cometa os mesmos erros do passado. É possível se estressar o mínimo possível e se manter são adotando algumas das medidas preventivas tomadas no passado – e que funcionaram – e tendo atitudes corretas e seguras frente a uma crise.

Um exemplo de pandemia global que teve impactos devastadores na economia e na vida das pessoas foi a conhecida gripe espanhola, de 1918. Muitas lições podem ser tiradas desta crise sanitária que teve graves consequências econômicas e psicológicas para empresas e indivíduos.

Abaixo, descubra algumas lições que podemos aprender com experiências e crises passadas

A importância da contenção

Durante uma pandemia, a prioridade número um dos profissionais de saúde deve ser controlar a propagação da doença. Todos no setor da saúde entendem essa estratégia e é por isso que existem regras de contenção que precisam ser seguidas. Estas instruções devem ser obedecidas para evitar pânico e outras complicações. Ficar em casa, abster-se de certas atividades, usar certos produtos e praticar o autoisolamento são algumas das instruções mais importantes que devem ser observadas.

A principal razão pela qual a maioria das pessoas morreu devido à gripe espanhola de 1918 foi a mesma que provavelmente causará mais mortes em qualquer outra pandemia global. Muitas mortes foram causadas pelo vírus que se espalhou de pessoas para pessoas em espaços confinados ou em grandes reuniões. Isso acontece principalmente porque as pessoas se recusam a praticar o distanciamento social e a se colocar em quarentena adequadamente.

A necessidade de as empresas se prepararem para o impacto da pandemia

As consequências que a gripe espanhola deixou incluíram escassez de mão-de-obra e aumento das taxas de incapacidade física, entre outras. A maioria dos efeitos surgiu do pânico em torno do vírus. O caos também piorou quando as empresas foram temporariamente fechadas, as reuniões públicas proibidas e os eventos esportivos cancelados. Felizmente podemos evitar seguir o mesmo caminho e enfrentar consequências semelhantes. Conhecer e se preparar para as consequências econômicas de uma pandemia pode ajudar a minimizar o impacto que uma crise sanitária tem.

paper 3309829 1920Fechar negócios durante o período de autoisolamento, que normalmente dura 14 dias ou mais, sem dúvida afetará a economia. No entanto, a preparação antecipada do impacto econômico e psicológico negativo ajudará na recuperação mais rápida.

Receber e colocar em prática conselhos de especialistas ajuda a manter seus negócios em época de crise

Uma grande preocupação que a maioria das empresas e freelancers têm durante uma pandemia é como manter o negócio fluindo. Felizmente existem etapas que você pode seguir para continuar operando sua empresa ou até se aventurar em novas ideias de negócios. A consultoria especializada pode te ajudar a manter a sanidade e ainda fazer seu negócio funcionar bem em um período de pandemia. Você sabia que empreendedores bilionários estão oferecendo seus conselhos especializados em mídias sociais.

O empresário bilionário americano Mark Cuban, por exemplo, deu conselhos valiosos sobre negócios no LinkedIn. Você pode buscar na rede e conferir. Ele deu algumas dicas para manter sua vida profissional em época de crise. Algumas delas são:

  • Chegar em clientes em potencial e tentar implementar novas ideias de negócios.
  • Se você não conseguir cumprir parte do trabalho que realiza no escritório enquanto estiver em casa, sempre poderá tentar novas oportunidades encontrando clientes em potencial.
  • Você também pode aperfeiçoar seu trabalho vendo cursos em sua área ou colocando em dia tarefas inacabadas.

O empresário bilionário também aconselha que você experimente novas ideias, por exemplo, oferecendo outros serviços além do principal que já fornece, se for possível. Inove.

Prepare-se para um plano de continuidade de negócios

É de extrema importância que uma empresa crie um comitê de gerenciamento de riscos composto por especialistas em diversas áreas (TI, segurança, recursos humanos, finanças etc.), que identificarão as pessoas específicas para cada função durante uma pandemia. Um planejamento e coordenação pandêmicos devem ser cuidadosamente preparados. Ele deve identificar os vários elementos de risco que a pandemia representará para os negócios. Isso pode incluir a área de recursos humanos, a cadeia de suprimentos, TI, processos, a parte financeira, entre outros.

Depois que um plano for estabelecido, ele deve ser testado e ensaiado regularmente. O treinamento da equipe e o workshop educacional devem ser realizados para garantir que todos na empresa saibam seu dever e responsabilidade quando esse evento ocorrer. O coração dos negócios, nesse caso, seria a Tecnologia da Informação, que deve ser robusta o suficiente para permitir que a equipe trabalhe em casa, mantendo um ambiente seguro para evitar violações de dados ou tempo de inatividade da comunicação.

Facebook Comments